Estou começando a mecher com JSF, e já estou conseguindo fazendo algumas coisas. Porém me surgiu uma dúvida:
como montar o layout do site?
por exemplo, tenho um menu que precisa ser repetido em todas as páginas, junto com o doctype, estilos e etc.
pensei na forma mais básica: fazer um include do header no topo, e um include do footer no fim. mas mesmo que eu crie um JSF para o header, as tags não são parseadas, e eu não posso abrir a tag f:view em um jsp e fechar no outro.
pensei também em criar subviews, mas como mudar o Doctype e as tags do documento?
alguém conhece alguma forma boa de se fazer? ou demonstar como fazem em seus projetos, para que eu tenha uma base?
Obrigado à todos que responderam. Consegui fazer da seguinte forma:
coloco um <jsp:include /> com o arquivo header DENTRO da tag f:view.
Ao contrário do que pensei, a tag f:view não altera nada na estrutura do documento, e eu posso definir o doctype dentro dela sem problemas (Se eu estiver falando besteira, por favor me corrijam).
dessa forma já vai me quebrar um galho, mas eu tbm estava pensando em criar uma forma parecida com a do RoR, ou seja, crio o layout uma vez só e “injeto” as views lá dentro. Mas ainda não tive tempo de pensar como fazer isso.