o meu principal texts e botoes são JPanel … quero saber como arrumar isso de outro jeito sem ser o boderlayout
principal.setLayout(new FlowLayout());
botoes.setLayout(new GridLayout(3,3,3,3));
como funciona esse flowlayout e o gridlayout ?
essa parte de layout do swing ainda é um pouco complexo para mim…
eu tenho um JTextField adicione ele a um JPanel dai como faço para colocalo onde eu quero sei que nao posso simplesmente dar coordenadas x e y mas deve ter outro jeito sem ser norte e sul ne ?
ou então que seja com o norte e sul porem como faria para colocar dois panel no sul e um não ficar por cima do outro ?
Caso você queira ser mais “livre” no desenvolvimento, de uma olhada em null layout ou utilize o Netbeans 5, utilizando o Matisse.
T
thingol
E se você não gostar muito do Matisse (NetBeans) - já briguei muito com ele, porque não sou bom “piloto de mouse”, ou seja, não consigo deixar tudo alinhado mesmo usando as ferramentas disponíveis no toolbar - você pode usar o FormLayout do JGoodies:
E se você não gostar muito do Matisse (NetBeans) - já briguei muito com ele, porque não sou bom “piloto de mouse”, ou seja, não consigo deixar tudo alinhado mesmo usando as ferramentas disponíveis no toolbar - você pode usar o FormLayout do JGoodies:
eu agradeço muito os links e a dica … tinha esquecido do netbeans
mas se alguem escrever um breve comentaria das minhas dúvidas eu agradeço
C
cecaldas
Se você tiver paciência, você pode usar o GridBagLayout, é o mais configurável dos layout managers, mas também é o mais chato.
R
RicardoLuis
Não é possível adicionar dois paineis na região sul do BorderLayout, sem que eles fiquem sobrepostos. Para fazer isto você deve criar um JPanel (JPanel1), adicionar os outros dois JPanel (JPanel2 e JPanel3) nele e entao adicionar o JPanel1 na região sul do BorderLayout.
E sim, você pode adicionar componentes ao seu layout sem utilizar NORTH, SOUTH, etc. Basta utilizar outro gerenciador de layout ou, se quer utilizar BorderLayout, você pode utilizar as constantes representadas por NORTH, SOUTH, etc.
Espero ter ajudado.
Mas de uma olhadinha nos links que eu passei, com certeza eles deixarão as coisas bem mais claras para você em relação aos layouts.