[color=blue]Darksteel e Nel, muito obrigado pela resposta.
ainda sou muito novo nesso mundo que eh o Java, mas, eu jah estudei sobre JSP e Servlet. o cliente faz requisicoes ao banco de dados por meio dos Servlets. os Servlets retornam ao cliente por meio do JSP. o codigo Java fica no Servlet e o html no JSP. os Servlets mantem a logica de negocio (controle) e o JSP, a logica de visualizacao. dai, o MVC (model view controller).
model => classes, etc…
view => JSPs, etc…
controller => Servlets
e eu sei que no mercado existem ferramentas que atuam em alguma dessas camadas e que servem para facilitar o servico diminuindo o codigo, aumentando a performance, etc… como o Hibernate, Maven, Struts, JBoss Seam, etc…
o que eu preciso agora eh reproduzir paginas com todos os objetos que mensionei, com um estilo muito agradavel. tenho um aplicativo para desktop, feito em VB e quero recria-lo em Java web. tudo com o mesmo estilo ou bem parecido. nesse aplicativo, eu trabalho com comboboxes, subformularios do tipo lista (como uma planilha do Excel, com colunas e lista), todos filtrados automaticamente. a funcionalidade por tras do aplicativo eh importante, mas, o cliente dá muito valor a aparencia das telas.
obrigado mais uma vez.[/color]