Layout das Páginas em Java EE

[color=blue]bom dia, pessoal. tudo bem?

sou desenvolvedor de aplicativos para desktop, mas, estou estudando Java EE, no momento. quero fazer tudo que eu já faço para desktop, só que para web.

gostaria de saber quais ferramentas devo utilizar para fazer páginas com o visual e a estrutura de uma página como a do banco Itau, por exemplo, só que em Java EE. será que no Eclipse eu consigo criar os botões, comboboxes, subforms e listboxes de forma personalizada, com a mesma funcionalidade caso fossem criadas em Visual Basic? é exatamente isso que eu quero, só que rodando em Java para web.

um abraco,

Alex.[/color]

Bom dia!
Com está apostila vc pode conseguir mais da metade do que vc está querendo

[color=blue]tudo bem, Demys?

eu jah li essa apostila e ela trata sobre a estrutura que tem por tras das paginas em Java EE (camada de controle, camada de visualizacao, filtros, autenticacao, etc…). o que eu quero eh saber se tem alguma ferramenta visual no Eclipse (como no Visual Basic) onde eu possa criar os botoes, as comboboxes, as listboxes, as subforms, etc… de forma facil e rápida, tipo drag-and-drop, como no VB. eu quero fazer menus personalizados, entre outros objetos que compoe a pagina. montar uma pagina com o visual da pagina do banco Itau, por exemplo.

será que existe alguma ferramenta para esse fim, onde eu possa desenvolver paginas voltadas para Java EE? talvez eu nao tenha compreendido a apostila sugerida por voce corretamente.

por favor, me ajude.

um abraço e obrigado.[/color]

Amigo, ferramenta desse tipo, pode até ter. Mas eu pessoalmente não recomendo, para mim, desenvolver para Java EE, tem de saber Html, Javascript, Jsp, etc…

[color=blue]entao, como e onde sao feitos esses objetos que citei anteriormente (para um pagina em Java)?[/color]

Você pode criar todos esses componentes, mas com html ou jsp. Tem que estudar muito html css javascript

mas se vc souber usar o dreamweaver pode copiar o código gerado nele e passar pro eclipse.

[color=blue]e o Java vai reconhecer os objetos criados em CSS, como as listboxes, comboboxes, etc?

bem, de qq forma, vou estudar CSS. valeu pela resposta.

muito obrigado.[/color]

Amigo, mas não se esqueça dos nosso grandes amigos, que são os frameworks com layouts prontos e personalizaveis ok? Como sou usuario forte do primefaces, tendo-me a utilizar o primefaces. Mas já houve ocasiões que utilizei outros que poderiam te servir muito bem, como: Bootstrap, kendo Ui, etc!!!

[quote=Java Kid][color=blue]e o Java vai reconhecer os objetos criados em CSS, como as listboxes, comboboxes, etc?

bem, de qq forma, vou estudar CSS. valeu pela resposta.

muito obrigado.[/color][/quote]

Java Kid, você precisa estudar melhor o conceito de JEE, a ideia por trás do seu desenvolvimento.
Você sabe o que é uma página HTML ? Você sabe o que é um Servlet ? Sabe como acessa um Servlet ?

Caso não saiba, aconselho a começar do básico, estudando isso. Construa páginas HTML bem simples que busquem serviços no Servlet e o mesmo faça algo.
Comece a entender a estrutura básica disso, caso contrário, poderá ter grandes complicações em entender conceitos mais complexos.

Para agilizar o desenvolvimento entre outros inúmeros fatores, foram desenvolvidos frameworks a nível de visual, que lhe propõe fácil comunicação com o lador servidor.
Mas há muitos e muitos frameworks e nem sempre decidir qual deles usar é simples. Você pode optar por JSF e partir disso usar Icefaces, Primefaces, Richfaces entre outros. Podes optar por desenvolvimento em JEE 6 com REST e JSON entre outras decisões.

Por isso aconselho a entender a comunicação entre uma JSP (Java Server Page) e um Servlet antes de decidir por algo mais complexo e denso.

[color=blue]Darksteel e Nel, muito obrigado pela resposta.
ainda sou muito novo nesso mundo que eh o Java, mas, eu jah estudei sobre JSP e Servlet. o cliente faz requisicoes ao banco de dados por meio dos Servlets. os Servlets retornam ao cliente por meio do JSP. o codigo Java fica no Servlet e o html no JSP. os Servlets mantem a logica de negocio (controle) e o JSP, a logica de visualizacao. dai, o MVC (model view controller).

model => classes, etc…
view => JSPs, etc…
controller => Servlets

e eu sei que no mercado existem ferramentas que atuam em alguma dessas camadas e que servem para facilitar o servico diminuindo o codigo, aumentando a performance, etc… como o Hibernate, Maven, Struts, JBoss Seam, etc…

o que eu preciso agora eh reproduzir paginas com todos os objetos que mensionei, com um estilo muito agradavel. tenho um aplicativo para desktop, feito em VB e quero recria-lo em Java web. tudo com o mesmo estilo ou bem parecido. nesse aplicativo, eu trabalho com comboboxes, subformularios do tipo lista (como uma planilha do Excel, com colunas e lista), todos filtrados automaticamente. a funcionalidade por tras do aplicativo eh importante, mas, o cliente dá muito valor a aparencia das telas.

obrigado mais uma vez.[/color]

[color=blue]senhores, estive dando uma olhada no Prime Faces e me parece que é tudo o que eu preciso.

muito obrigado mesmo pela ajuda. agora, só falta eu estudar, rsrsrs…

abraço,[/color]

Massa amigo, Primefaces é sempre a minha escolha pra fazer aplicações WEB com JSF. Minha dica de estudo é a apostila da Alga Works de Desenvolvimento WEb Com JSF e depois só seguir com os exemplos encontrados no site do primefaces hehe !!!

[color=blue]cara, essa apostila da Algaworks é muito boa. eu já to estudando. valeu mesmo.

sds,[/color]

Massa. Qaundo fores realmente começar o projeto com o primefaces, hibernate e talvez um springzinho hehe, tem um post no meu site falando como configurar um projeto ja com as libs certas no maven. Abração e bons estudos !!!