Layout de sites dinâmicos... o que utilizar?

4 respostas
S

[color=“blue”]Oi pessoal !!! Estava lendo sobre o assunto em alguns tópicos mas não entendi algumas coisas. Se por exemplo, eu for desenvolver um site dinâmico atravês de algum framework MVC, na View eu posso usar CSS… mas o mesmo é uma tecnologia Client side… então, usa-se CSS mesmo em sites dinâmicos ? :roll:

Li também sobre o Site Mesh(que é um projeto da OpenSymphony) que tem o objetivo mais geral, com muito mais caracteristicas… e é server side. Alguem ja usou ?

Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color]

4 Respostas

smota

heeeeeeein?

Você está confundindo as coisas … neste contexto lembre-se que:

1. Server side se encarrega de processar as requisicoes e gerar uma saída … mas NUNCA exibir uma saída.
  2. A saída sempre é exibida por um software cliente, em geral o browser e browsers só entendem algumas coisitas como HTML, CSS, JavaScript e por aí vai, então sua saída terá que ser EXIBIDA utilizando esses recursos que normalmente são utilizados em conjunto pra ter um bom resultado (tanto de apresentação quanto de manutenção). Aqui ainda entram outros modos de exibir a saída como XUL.

Dito isto …

No servidor você vai usar alguns frameworks/componentes/tecnologias/whatever para MONTAR a saída pro browser em HTML/CSS/JScript/whatever … este montar pode ser JSP/Velocity/Freemarker/JSF/whatever :twisted:

O sitemesh é um decorador de páginas, no site tem uma explicacao muito boa sobre o funcionamento e já adianto, é muito legal usar.

Claire

CSS, pode ser usado em sites dinâmicos… Tudo é uma questão de “como” usá-lo.

S

[color=“blue”]Oi pessoal !!! Nossa, que viagem a minha… valeu pelas dicas. Vou testar o Site Mesh, pelo que eu tô vendo tem muitos projetos legais la na Open Symphony… alguem ja usou o OS Cache ? e é possivel utilizar CSS nos Decorators do Site Mesh ?

Claire, adorei a sua assinatura e eu concordo plenamente com ela ! :wink:

Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color]

smota
  1. Yes - OSCache rocks :shock: … eu gosto bastante dos projetos do pessoal lá do Opensymphony, embora também goste muito do Codehaus e do Jakarta em geral :wink:

2. De novo … Sitemesh decora sua saída ainda no servidor, vc cospe essa saída pra ser renderizada no browser com o que você quiser, inclusive CSS (CSS não é programação, é só definição de propriedade dos objetos)

Criado 14 de setembro de 2004
Ultima resposta 14 de set. de 2004
Respostas 4
Participantes 3