Layout Manager (view)

Pessoal,

Eu tava querendo conhecer alguma implemenação/tecnologia que sirva para gerenciar layout (visual) de um site, tipo um portal.

Nesse caso o portal se divide em algumas partes comuns por todo o site, por exemplo:

[code]DESIGN DO SITE

|------------------------------------------------------------------------|
| |

IMAGEM DO LOGO DO SITE
Menu do Site
Menu do Site
Menu do Site
Menu do Site
---------------
Area de Login
---------------
------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------

Neste exemplo, o que sempre muda é o Conteúdo informativo do site. O resto, imagem do site (top), menus, área de login, banner e etc., só vão mudar numa eventual troca de design do site, ou estruturação do layout.

O que eu queria entã é algo pra gerenciar isso tudo, onde eu defino as áreas do site, o posicionamento e tal.

Eu conheço o Oracle 9iAS Portal, porém não posso comprar uma solução dessas $$$$$$$$ e nem instalar no meu web host. Eu queria algo como uma coisa pra pindurar, como um Velocity da vida.

Sei que posso usar includes no JSP, porém não é isso que eu busco.

Até pensei em implementar uma solução assim, porém to sem tempo pra criar a solução para então desenvolver o site.

Se alguém puder ajudar, eu agradeço.
abraços

Eu tou usando o Sitemesh pra isso, e o bagulho detona! :smiley:

http://www.opensymphony.com/sitemesh

Nao tem todas as features do Oracle Portal, claro, mas pra isso que vc precisa fazer, mata a pau :slight_smile:

Valeu CV,

você sabe se isso roda legal na Locaweb?
pelo que lí, creio que não haverá problemas

esse portais assim eh super facil…
tem um em www.xoops.org
outro em www.phpnuke.org

eu acho que o xoops detona… muito doido… ((:

ambos feitos

pra mim sao os melhores por causa da comunidade e de milhoes de modules que existem e vc pode criar o seu proprio além dos temas e da facilidade de genreciamento… ((:

voce pode ver um monte deles rodando em www.opensourcecms.com

os dois q e citei sao feitos em php, + no opensourcecms vc deve achar um feito com jsp…

té,

Não obrigado, passe amanhã…
preciso/prefiro em Java

Bom, soh pra completar, apesar de o Sitemesh ser zilhoes de vezes melhor (opiniao nada parcial :D), vc pode dar uma olhada no Tiles, do Struts, tambem :slight_smile:

legal este sitemesh,
vou dar uma olhada nele,
largeu de usar o WW só pocausa do tiles :slight_smile:

se este funcionar legal, volto para o WW, é mais facil de usar que o Struts :slight_smile:

Aproveitem pra dar uma olhada no Clickstream tambem… eh bem basicao, mas fez um monte de gente aqui ficar de queixo caído :wink:

URL???

http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=5514&highlight=clickstream :wink: