Layout no braço, posicionamento manual

Bem, os layouts são realmente de grande ajuda para manter a portabilidade visual da aplicação, porém além de muito complexos, atrapalham muito na hora de usar o Designer GUI, ficando muito mais fácil quando definimos o layout para NULL. Limitam o comportamento da GUI para funcionar apenas como o layout foi programado, vc não tem o controle da gui, o layout faz tudo e não te deixa mudar muita coisa.
Antigamente quando as linguagens não dispunham de layouts, para que se conseguisse manter a portabilidade de resoluções e permitir redimensionamentos , os programadores realizavam manipulação geométrica para fazer a portabilidade na mão (Alá MFC http://www.codeguru.com/Cpp/W-D/dislog/resizabledialogs/article.php/c5001). Alguém sabe me dizer como eram esses cálculos em java? Se pudesse sair um exemplo seria ótimo

Grato!

O que eu sei é que a base para isso é interceptar o evento resize do Frame, só não sei como seria o calculo. Um exemplo poderia ser Um botão e um textfield quando o frame fosse redimensionado ele o botão e o textfield aumentam junto.