Layout para formulário

Eu estou usando o NetBeans 7 para construir uma interface, e gostaria de saber, qual o melhor layout para construir um formulário de cadastro, com labels à esquerda e campos à direita ?

Numa boa?

Isso varia MUITO de como vc qr o seu formulário de cadastro.
O padrão para esses casos seria uma página (tela), como vc falou: Label a Esquerda e os campos a direita. Mas nada impede que vc faça o contrário!

Fugir dos padrões e ser ousado às vezes traz sucesso. Mas querer inventar demais também traz aversão.

Mas se quiser uma opinião mais certa doq ler este blábláblá daí de cima, veja o exemplo no link abaixo:

http://www.guj.com.br/user/insert.java

SIM! O exemplo é do site do GUJ. E muito bom, aliás. Por isso a sugestão.

Apenas siga os bons princípios de ergonomia!!
Veja meu post http://fernandofranzini.wordpress.com/2010/10/19/certificacao-scjd-parte-2-2/ na parte de PRINCÍPIOS DE GUI
T+

Desculpe, mas acho que não fui bem claro. Quando disse layout eu estava falando sobre o LayoutManager usado. Mas sim, é basicamente isso o que eu quero fazer, com a diferença de que os labels ficariam alinhados todos à direita, e os inputs todos à esquerda. Isso é bem tranquilo de se fazer com

em HTML. Mas eu tô achando um pouco complicado no Netbeans/Swing. Com o GroupLayout eu até consegui fazer o alinhamento dos labels e dos inputs isoladamente, mas bagunça quando eu tento alinhar cada label com seu respectivo input. Eu até tentei algo com o GridLayout, o alinhamento fica fácil, mas a restrição de ter todas as linhas e colunas do mesmo tamanho deixa o resultado horrível. Sinceramente, eu não entendo essa complicação toda, já que se tem um editor de interface acho que a melhor alternativa seria posicionamento absoluto com boas ferramentas de alinhamento, como aquelas do iReport.

Não existe regra para isso…
Vc na verdade tem que saber usar todos os layouts para quando vc tiver o esboço ou protótipo da GUI que vc conseguir configurar vários deles para implementa-lo!!
Vale ressaltar que é possível fazer uma mesma GUI com varias combinações de layouts diferentes.
Eu por exemplo…uso Border e Flow para quase 80%…o para casos mais complexos uso o Spring ou GridBag que são os mais flexiveis.
Mas não existe regra…

Mas neste caso de usar diferentes layouts, eu tenho que agrupar os componentes em subcontainers e utilizar um layout para cada um, ou não é necessário ?

Sim…vc pode usar um JPanel para agrupar layouts sobre layouts…muito comum…
Vc pode fazer um JPanel com Border, dentro da região center colocar um Spring com os dados de cadatro e na região soul do border colocar um Flow com botões centralidos.
E por ai vai…