Eu estou usando o NetBeans 7 para construir uma interface, e gostaria de saber, qual o melhor layout para construir um formulário de cadastro, com labels à esquerda e campos à direita ?
Numa boa?
Isso varia MUITO de como vc qr o seu formulário de cadastro.
O padrão para esses casos seria uma página (tela), como vc falou: Label a Esquerda e os campos a direita. Mas nada impede que vc faça o contrário!
Fugir dos padrões e ser ousado às vezes traz sucesso. Mas querer inventar demais também traz aversão.
Mas se quiser uma opinião mais certa doq ler este blábláblá daí de cima, veja o exemplo no link abaixo:
http://www.guj.com.br/user/insert.java
SIM! O exemplo é do site do GUJ. E muito bom, aliás. Por isso a sugestão.
Apenas siga os bons princípios de ergonomia!!
Veja meu post http://fernandofranzini.wordpress.com/2010/10/19/certificacao-scjd-parte-2-2/ na parte de PRINCÍPIOS DE GUI
T+
Desculpe, mas acho que não fui bem claro. Quando disse layout eu estava falando sobre o LayoutManager usado. Mas sim, é basicamente isso o que eu quero fazer, com a diferença de que os labels ficariam alinhados todos à direita, e os inputs todos à esquerda. Isso é bem tranquilo de se fazer com
Não existe regra para isso…
Vc na verdade tem que saber usar todos os layouts para quando vc tiver o esboço ou protótipo da GUI que vc conseguir configurar vários deles para implementa-lo!!
Vale ressaltar que é possível fazer uma mesma GUI com varias combinações de layouts diferentes.
Eu por exemplo…uso Border e Flow para quase 80%…o para casos mais complexos uso o Spring ou GridBag que são os mais flexiveis.
Mas não existe regra…
Mas neste caso de usar diferentes layouts, eu tenho que agrupar os componentes em subcontainers e utilizar um layout para cada um, ou não é necessário ?
Sim…vc pode usar um JPanel para agrupar layouts sobre layouts…muito comum…
Vc pode fazer um JPanel com Border, dentro da região center colocar um Spring com os dados de cadatro e na região soul do border colocar um Flow com botões centralidos.
E por ai vai…