Layout. Qual usar?

Ae pessoal gostaria de fazer um programa de cadastro com campos de textos, labels, checkbox, combox, e gostaria saber qual o tipo de layout mais prático para usar. Gostaria de saber também quais são os tipos de layouts existentes no java.

Wollokow, quanto ao layout mais apropriado isso dependeria de quantos componentes vc usaria e que formato vc gostaria que ficasse a sua tela, o layout depende de cada situação de modelagem de tela.

Quanto aos layouts existentes existem.
null -> Vc define a posição fixa dos objetos com setBound
BorderLayout -> Vc define entre norte, sul, leste, oeste e centro.
BoxLayout -> Organiza verticalmente ou horizontalmente, vc que define.
CardLayout -> Não conheço muito bem o funcionamento.
FlowLayout -> Poe um componente atras do outro e quando termina as limitações do frame ele pula para próxima linha.
GridBagLayout -> Tb naum conheço muito bem mas tem a idéia de um grid da onde vc defini as possições dos componentes.
GridLayout -> vc define a grade tipo 2 por 6, que conforme vc vai adicionando os conponentes ele vai esticando eles, modando da forma do grid estipulado.

mesmo sendo confuso na explicação espero ter tirado sua dúvida, Hehehehe.

Abraço,
Maicon

blz… olha soh se eu usar o GridLayout, tem como eu fazer com que um componente ocupe duas ou mais células? Por exemplo eu crio um GridLayout 3x3 e coloco um JTextField ocupando a segunda e a terceira célula da primeira linha?

Na JavaMagazine 14 saiu uma reportagem sobre um tal de FormLayout, q eh um gerenciador de layout muito legal pra se desenhar forms. Vale a pena conferir:

http://www.jgoodies.com

Só completando:
O card Layout seria um gerenciador de layout de telas sobrepostas.
O GridBagLayout (eu gosto bastante dele) é o que permite vc definir na criação dele quantas linhas e colunas cada componente aceita, além do que eu posso colocar um componente em qualquer posição, independente de ter colocado um antes ou não. Tem me servido muito bem.

æ clibero que massa, funcionamente desse eu não sabia… que loko !

hah, Wollokow, quando ao gridLayout desconheço de alguém q conseguiu fazer isso! hehehe.
Mas usa das saídas seria fazer por exemplo um gridlayout 1x2 e por um outro label dentro de umas das colunas ele e setar o layout do label como gridlayout WxY… seria uma saída…

Obs: O melhor mesmo é fazer a mistura de todos os layouts, cada um é apropriado para cada situação. :cool:

Abraço,
Maicon

vo da uma estudada nesse form layout aki… valew pela ajuda…