Gostaria de saber qual o Layout que o pessoal que programa em JAVA costuma usar. Eu particularmente uso como ferramenta o ECLIPSE e tenho usado Layout livre e posicionamento com setBounds. Alguem programa deste modo?
Já vi como funcionam o CardLayout, BoxLayout, GridBagLayout e outros.
Quero saber qual a maioria procura seguir, qual padrão, etc…
Para os programadores mais avançados.
É extremamente importante para as corporações que nos preocupemos com a questão do redimensionamento das janelas e seus componentes, digo quanto aos componentes acompanharem o redimensionamento da janela.
Normalmente uso (e creio que o pessoal tbm) uma combinação de vários layouts.
Vc já viu o GroupLayout do Matisse no NetBeans? É um puta gerenciador. Vai até ser inserido no jdk 1.6.
Falow!
cv1
O FormLayout da galera dos JGoodies eh otimo.
davidbuzatto
Bem lembrado!
F
felipecruz
ele mesmo…
mas volta e meia eu uso um border! hehehe
T
Tomas
Tem uma galera aqui que curte o gridBag :evil:
raphaf
Pessoal, estou iniciando Swing, mas com o uso dos layouts convencionais não estou obtendo a interface que eu quero…
Estava lendo sobre o recomendado FormLayout do JGoodies e realmente parece ser ótimo! Mas vcs o utilizam através de uma ferramenta gráfica?
Ou digitando o código?
Queria saber da galera avançada se é recomendavel uso do FormLayout por iniciantes (eu)…
Essa é nova para mim, eu não conhecia. Algum de voês tem algum tutorial, livro, um link qualquer para me indicar. Eu estou totalmente por fora.
Quem são os JGoodies??? :oops:
O link que o FelipeCruz passou eu não tive tempo de ver ainda… Mas vou dar uma olhadinha logo logo . To na faculdade com o professor falando de C# hehehee… introdução ainda.
Voltando para a aula…
Valeu mesmo! Vou olhar no material que vc me indicou, comecei a ler mas nao pude terminar, em aula ainda
abraço!
davidbuzatto
Tem um gui builder que chama JFormDesigner que usa muita coisa do JGoodies, da uma olhada no trial, implementa sua gui e olha o código para ver como utilizar e depois da uma olhada na documentação para ajudar.
Ah, e o foco é mesmo apenas o editor WYSIWYG ( Clica e arrasta )
deixando para voce implementar os codigos no Eclipse!
Valeu? Até… :thumbup:
[]s
D
DougX
Poxa… sou novato pacas em Java.
Esse tópico me interessa muito. Mas nem ao menos sei instalar o JGoodies nem o Abeille.
Alguém poderia me ajudar??
Grato.
DougX.
Ratao
Pessoal… valeu mesmo pelos toques, estou estudando e adorando esse novo mundo que estou entrando.
abraço!
Ratao
DougX:
Poxa… sou novato pacas em Java.
Esse tópico me interessa muito. Mas nem ao menos sei instalar o JGoodies nem o Abeille.
Grato.
DougX.
DougX,
Nos links passados por nossos nossos amigos acima dá para dar um bom entendimento sobre o assunto. Baixei o Abeille e li a documentação dele. Lá está bem fácil o entendimento. Após você baixar o Abeille, vc precisa exetucar ele, como está em .JAR, talvez nao execute com um duplo clique como no meu (to procurando saber porque), então vc precisa exetucar o comando no prompt: java -jar designer.jar
Ainda estou estudando, qualquer coisa espero poder ajudar.
abraço,
Victor.
coca1na
eu puxei esse Abeille e parece ser bem legal, mas acho que sou muito burro, ainda nao consegui criar um projeto =P
Ratao
Gui,
Como faço para abrir os forms criados no Abeille no Exlipse??? Estou com essa dúvida e não achei algo aqui ainda. :oops:
abraço!
keller
Uma coisa é uma coisa , outra coisa é outra coisa.
Só o codigo Java você vai visualizar no Eclipse.
Assim:
Você usa o Abeille para fazer os Forms.
E o eclipse para codificar as regras de negocio,
conexao com o banco, tratamento de exceções etc…
No Abeille -> Tools -> Code Generation.
Ele ira gerar o .java do Form que voce “desenhou”…
Grato.
DougX.
Já tentou ler o Read-me antes de perguntar?
Eu nunca usei o Abeille, fiz o download e li o read-me (que não passa de uma página) e consegui usar em menos de 2 minutos, sendo tão novato quanto você em java…
O
ondreia
Fiz o download do Abeille e gostei!!!
Todos os meus forms faço na mão mesmo, quase sempre com null layout, mas o Abeille surpreendeu-me.
TEnho é uma questão. Trabalho com o Netbeans, e depois coloquei lá a classe criada pelo Abeille, mas já nao posso colocar mais componentes pelo netbeans, ou ter acesso aos mesmo, é assim?
Desde já obrigado
RafaelRio
Principalmente para construção de GUIs SWING, uso Netbeans 5.5 com o GroupLayout.
O Matisse (o form designer) tem outras funcionalidades que aumentam tremendamente a produtividade. Como exemplo, vou citar apenas 2: facilidade para internacionalização e possibilidade de criação de componentes customizados - esse último uso bastante.
Na janela project, você seleciona a classe do componente GUI, como um JPanel cheios de JTextField, JButtons, arrasta para o form e pronto.
Para os novatos, uma vantagem adicional: a facilidade de instalação. É só fazer o download do Netbeans 5.5, instalar e programar.
Rodrigo_Manhaes
Uso basicamente GridBagLayout e ocasionalmente algum outro layout para preencher alguma lacuna do GBL. Porém, tenho procurado uma alternativa para uma maior produtividade. Baixei o Abeille e, de início, não fui muito com a cara do cidadão. Estou testando o Matisse do NetBeans, apesar de usar Eclipse para todo o resto e não pretender trocar.
Jason_Manchest
Interessante, nunca gostei de desenhadores de forms, pois sempre tinha algum problema ou tinha um código imundo e improdutivo o que me obrigava a mutas vezes desenhar minhas próprias telas na mão.
Mas olhando o abelle, fiquei curioso, vou dar uma olhada e espero que funcione da forma que fi dito, especializado a apenas criar telas nada mais.