Layout Rebelde

Olá pessoal,

Novamente estou aqui com mais um problema.

Estou eu neste dia chuvoso no Netbeans criando o layout de um formulário de cadastro, arastando e soltando diversos componentes, porém, chega um momento que o posicionamento dos componentes fica totalmente desordenado, então preciso recomeçar tudo novamente, acrescentando poucos campos fica tudo ok, mas quando já se tem muitos a IDE força a posição do componente e aí fica a IDE de um lado e eu do outro e o coitado do componente entre essa confusão.

Por favor camaradas mais uma vez me ajudem, tentei usar o CardLayout mas não ficou muito bom, estou usando o Desenho Livre mas esse também não está resolvendo.

Vlw.

Jingo. :smiley:

Trabalhar com layout com netbeans é ruim mesmo, já tentou o null layout?

Pior que já…

Uma ótima combição de layouts que sempre uso e nunca tive problemas é o BorderLayout, GridBagLayout e as vezes GridLayout.

paulofafism estou na primeira tela nesta vou seguir a sugestão do alldix , nas demais vou tentar trabalhar com sua sugestão para aproveitar melhor as ferramentas da IDE.

Gosto de border e gridLayout, claro, se tiver que fazer no NetBeans.

Mas pra fazer no braço uso MigLayout, e todos outros, e sai coisas legais.

Blz. Você pode tentar sim. Uma boa e você tentar montar um janela na unha para você entender o funcionamento dos layouts BorderLayout e GridBagLayout assim você ira tirar mais proveito deles quando usa a IDE NetBeans

Amigao,
Siga o conselho do paulofafism, faça “no braço”.
Eu não uso mais o net beans por causa da “dança dos componetes”.
Hoje faço tudo na mão e as vezes em null layout.
Detalhe:
Existe diferença entre usar o null layout do netbeans e usá-lo só no código , pois quando vc usa o código, vc pode inserir os componentes do jeito que vc quiser, mas no net bean ainda existe uma pequena interferencia da IDE em relação ao posicionamento dos componetes !

Oi,

Para utilizar os tipos de Layouts requer um estudo aprofundado, por isso grande parte faz uso do null layout.

Isso pode ser um erro. O Null layout não garante a portabilidade entre diferentes SOs.

Se for utiliza-lo para uma tela pequena e simples, utilize-o e quando tiver tempo, sugiro fazer o estudo
sobre gerenciadores de layout.

Tchauzin!

Cara, aprenda como o NetBeans trabalha gerenciando o layout. Fica algumas horas nisso, e depois estará apto a fazer modificações e atualizações em sua tela.
O meu conselho é que não precisa ficar aprendendo na unha não, apesar de ser bom, mas a vida é mto curta pra reinventar a roda.
Consulte a própria documentação dele.
Abraço!