Layout X/Y - Qual gerenciador?

[color=“blue”]Oi pessoal !!! Alguem conhece alguma classe… alem da que vem com o JBuilder, que tenha gerenciador de layout X/Y ? e existe alguma desvantagem em programar interfaces visuais nesse Layout ? :roll:

Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color]

O NetBeans tem o AbsoluteLayout, que é praticamente a mesma coisa. A diferença é que é gratuito, já o do JBuilder não creio.
A desvantagem é o redimensionamento da janela. Mas depende muito de quem está programando. Se você montar janelas como no Delphi/VB não tem problema, aliás o XYLayout é mesmo pra isso.
Eu, inclusive, já usei umas classes feitas no NetBeans com AbsoluteLayout no Eclipse e não teve nenhum problema. Basta colocar no classpath os 2 arquivos que o NetBeans traz: AbsoluteLayout.class e AbsoluteConstraints.class. Eu, na verdade, empacotei os 2 num jar e coloquei no classpath. Funcionou direitinho, mas confesso que tenho preferido usar Layouts comuns (Border, Flow etc).

Bom, eu nunca usei AbsoluteLayout, e posso estar falando uma besteira enorme (me corrijam se eu estiver…). :?

Mas usar setLayout(null) e posicionar os componentes com setBounds(int, int, int, int) não dá na mesma :?:

Pois é. Eu também já usei nulLayout, mas também gostaria de saber por que no NetBeans tem o AbsoluteLayout e o JBuilder tem o XYLayout, ambos aceitam null mas trazem um Layout à parte, algum motivo deve haver (creio).
O código no NetBeans fica como:

getContentPane().add(jTextField1, new org.netbeans.lib.awtextra.AbsoluteConstraints(90, 80, 140, 20));

É bem parecido.
O do JBuilder eu não lembro.

E ae galera gostaria de saber qual é um bom gerenciador de layout para utilizar com JLabel, JTextField e JButton… Bom gostaria de saber um jeitinho para quando maximizarmos a tela os componentes não fique tudo numa mesma linha…

Desde ja agradeço pela força…

Com o matisse, você faz a festa. NetBeans e no MyEclipse trabalham com ele.

O melhor layout tradicionalmente é o do projeto goodies, veja mais em:
http://www.jgoodies.com/freeware/forms/

mas atualmente estou usando o GroupLayout, originalmente criado pelo netbeans e agora faz parte do java (6 ou superior).
http://java.sun.com/javase/6/docs/api/javax/swing/GroupLayout.html

fw

Eu acho o forms da jgoodies o melhor layout,quando vc está precisando fazer um formulário.
GroupLayout eu acho pior do que GridBagLayout mal feito quando se tem que dar a manutenção"na mão" do código.