Layouts de aplicaçoes Web

Olá Pessoal!

Comecei a desenvolver no cenário web a pouco tempo e gostaria de entender uma coisa sobre layouts.

Estou desenvolvendo uma aplicação usando JSF com Primefaces, e visto que essa biblioteca oferece muitos recursos para trabalhar com ajax e construir layouts que proporcionem uma melhor experiência para o usuário, eu gostaria de saber o seguinte:

Como vocês na maioria das vezes estruturam os layouts?

Sempre carregando páginas inteiras sem ajax, ou criando componentes JSF para construir partes da págna e usando ajax…coisas desse tipo.

Vou dar um exemplo…

Um layout que tenha toda sua estrutura fixa e um painel central para ser atualizado com ajax para exibir as outras views do sistema.

Bom…se usa fazer uma aplicação web 100% ajax? (É nesse ponto que eu queria chegar.)

Seria viável…?

O que vocês acham mais interessante?

Desde já…obrigado!

Sua dúvida é interessante, e como ainda sou novo no assunto, vou acompanhar este tópico.

iai galera, da uma força!

abrazz

Para entenderem melhor eu poderia usar este exemplo: http://www.primefaces.org/showcase-labs/ui/layoutComplex.jsf

Onde o container central seria para renderizar maioria das views da aplicação através de ajax.

Seria interessante uma aplicação dessa forma?

Acho que depende muito do tipo de aplicação né .
Mas dá pra fazer sim. Já vi aplicação que não tinha formulário … tudo via ajax.
E olha que erá rápido . A no caso em questão era o ajax do Jquery.

Atualmente assim como você estou usando prime faces. Mas por enquanto só esboço de telas… :smiley:

Pois é cara…já fiz uma pequena aplicação 100% ajax…usando jquery também!

Mas estou tendo algumas dificuldades com o Primefaces, porque alguns componentes obrigatoriamente tem que ficar dentro de Forms, e devido ao aninhamento desses Forms alguns componentes tem problemas para executar as actions!

Se souber algo relacionado…ou algum post que fale sobre algo do tipo…por favor compartilhe!

Obrigado!