Lazlo + Servlet! É possível?

13 respostas
P

Pessoal, estamos desenvolvendo uma aplicação usando Hibernate, Spring e pretendemos usar Laszlo na View. O problema é que aparentemente pra o Laszlo se comunicar com o servidor é necessário usar RPC, SOAP, etc.
É possível para o Laszlo comunicar-se diretamente com o servidor via Request/Response??

Alguem já fez coisa parecida?

13 Respostas

_fs

Aqui tem um exemplo com JSP:
http://www.laszlosystems.com/lps-3.2/docs/guide/data_app.html

Recomendo que leia a documentação na íntegra, vai aprender bastante.

Contudo, sugiro que pensem nas possibilidades que a comunicação via RPC fornece.

P

LIPE,
Eu tenho a documentação do Laszlo completa impressa. :wink:
Mas ela e enorme e como é um pouco urgente a definiçao se o Laszlo vai ser ou nao usado ficaria inviavel ler tudo, vou me concentrar no cap. 35 pra tirar essa duvida.
Mas valeu pela dica, vou dar uma olhada em RPC tb! :smiley:

_fs

São nem 100 páginas :wink:
Decidir se vão usar ou não Laszlo sem nem ao menos ler a documentação levará a perda de cabelos e arrependimentos, acredite :smiley:
Quase nos deixamos levar aqui pelo eye-candy todo do Laszlo no ano passado, mas analise mais profunda revelou que, na versão em que se encontrava, não era o suficiente para o projeto. Coisa que só foi percebida após 1 mes inteiro de testes :smiley:

P

A gente ta falando de versoes diferentes. :smiley:
Essa tem 46 capitulos e 2 apendices… alguns capitulos tem umas 50 pags :shock:

Mas o que houve com o Laszlo que fez vcs desistirem? E o q vcs adotaram?

_fs

Opa, a coisa cresceu então :smiley:
Mas ao menos leia a parte 2 inteira, Tutorial Introduction, vai sanar boa parte das dúvidas que estão por vir. Por exemplo esta sua agora hehe
http://www.laszlosystems.com/lps-3.2/docs/guide/data-tutorial.html

Quanto à sua pergunta, na versão antiga (2.x) a carga no server era muito, muito, muito pesada. E para distribuir para a quantidade de clientes que precisávamos ficava completamente fora do orçamento inicial.

Optamos por Swing.

D

Vc pode fazer request para um jsp que acessa o banco ou qq outa coisa e cospe um xml com o resultado no final.
Eu acho isso muito feito, não vejo motivos contra o uso a tag javaRPC do lzx, assim vc pode mapear qq classe e método no java. É bem fácil, porém é necessário atenção na política de criação e versionamento dos objetos no java.

P

Tão feio qto um jsp que cospe HTML…
Eu vou pesquisar mais sobre RPC com Laszlo, mas minha preocupaçao é quanto a transparencia e performance, em RPC se o servidor mudar a aplicaçao muda nao é? Sem falar que eu li que o laszlo se dá melhor com XML q com objetos Java.
Me corrijam se eu estiver errado em alguma coisa! :slight_smile:

D

Veja os slides 13 a 17 do arquivo anexo, pode te ajudar!
javascript:emoticon(’:wink:’);

P

Muito boa a apresentaçao.
Vou fazer pequenos testes com rpc, depois com Laszlo + Spring MVC. Assim eu vou poder avaliar qual é a melhor forma de comunicar com a minha aplicaçao! :smiley:

_fs

O que é tranparência?
Como saber se requisições http são mais performáticas que chamadas RPC?

“Se o servidor muda a aplicação muda”??

Onde leu que laszlo se dá melhor com xml? Tive também esta impressão quando trabalhei com ele, mas gostaria de ler o link :smiley:

Bacana os slides, d2g, obrigado.

P

Eu não sei como funciona no laszlo, mas digamos que eu e mais algumas pessoas estejamos programando em maquinas diferentes, eu vou ter que setar alguma configuraçao diferente em cada maquina?

Não faço ideia, vou tentar os 2 pra ver no q dá, mas algo me diz q RPC vai ser mais lento.

LIPE:

Onde leu que laszlo se dá melhor com xml? Tive também esta impressão quando trabalhei com ele, mas gostaria de ler o link :D

Acredito que em algum fórum, vou procurar e se achar eu te passo!

Pessoal, mais uma duvida:
além do peso no cliente por culpa do flash, uma aplicaçao usando laszlo teria uma sobrecarga no servidor por causa das conversoes XML <-> DOM??

P

Respondendo minha própria dúvida:
Sim é transparente! O próprio Server do Laszlo cuida disso! :smiley:

P

Comecei a mexer com RPC, estou gostando bastante. Parece mesmo ser a melhor opçao. :smiley:
Mas fiquei com uma dúvida… pra passar um objeto como parametro pra um metodo, tem alguma forma mais simples q isso:

Isso é um Vector:

<param value="[1, 'a string', 4.5, false]" />

Isso é uma HashTable:

<param value="{ a: 1, b: 3.14159, c: 'a string value', d: true}">

Pq assim ninguem merece, fica impossivel de trabalhar com POJOs que podem ter vários atributos… :frowning:

Criado 9 de maio de 2006
Ultima resposta 11 de mai. de 2006
Respostas 13
Participantes 3