Pessoal, sei que política não tem muito haver com a comunidade, mas essa questão nos afeta diretamente e aos milhões de brasileiros que não possuem nosso nível de instrução.
Em breve será apresentado um projeto de Lei - Ficha Limpa e alguns caciques do PT, como Jesuíno, querem fazer pressão para envagetá-lo.
Há um movimento na internet e para cada um poder contribuir, basta assinar a petição :
A Lei Ficha Limpa irá remover das eleições candidatos que cometeram crimes sérios como desvio de verba pública, corrupção, assassinato e tráfico de drogas. Vamos pressionar nossos deputados conseguindo 2 milhões de assinaturas para mostrar que se eles não votarem pela “Ficha Limpa” não votaremos neles! - https://secure.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/
Infelizmente o projeto já sofreu mudanças comparados ao original, como, por exemplo, que a inegibilidade ocorreria após condenação em primeira instância (agora é preciso condenação em segunda, por um colegiado que vai demorar bem mais pra dar uma sentença) e nesse último adiamento os deputados já disseram que vão fazer mais mudanças.
Portanto, eu apóio, mas não acredito que será aprovado tão cedo, ou que será aprovado um dia, muito menos que já valha para essa eleição. Infelizmente a política no Brasil, só explodindo e fazendo do zero.
[quote=juliofsn]Infelizmente o projeto já sofreu mudanças comparados ao original, como, por exemplo, que a inegibilidade ocorreria após condenação em primeira instância (agora é preciso condenação em segunda, por um colegiado que vai demorar bem mais pra dar uma sentença) e nesse último adiamento os deputados já disseram que vão fazer mais mudanças.
Portanto, eu apóio, mas não acredito que será aprovado tão cedo, ou que será aprovado um dia, muito menos que já valha para essa eleição. Infelizmente a política no Brasil, só explodindo e fazendo do zero.[/quote]
Não da pra depender dessa mafia que está lá…
A população tem que se concientizar de eleger politicos melhores, sabe aquela frase do Capitão Nascimento do Filme Tropa de Elite? “Ou se omite, ou se corrompe, ou vai pra guerra”,
Temos que escolher candidatos dispostos a irem pra guerra, pessoal que vai fazer valer o bem estar do país não o proprio bem estar, eles são eleitos para comandar o pais, não pra construir castelos, sonegar impostos, e ganhar regalias.
To farto da politica desse pais, e estou procurando um candidato que tenha um projeto de lei para o voto ser facultativo. Alguém conhece algum?
Galera numa pesquisa mais aprofundada descobri que este projeto de lei, já possui emendas, pois não conseguiu quórum para ser votado em regime de urgência e tais emendas apresentam ressalvas, por exemplo, a de que apenas a condenação em certos crimes é que sujará a ficha dos candidatos.
Ué, mas nos dados da lei no site que o cara passou ai diz que a inelegibilidade vai ser aumentada para 8 anos e não que o político nunca mais vai poder se candidatar.
A lei é válida… e ajuda bastante… (só não podem é mecher mais)
Mais informações no site: Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE http://www.mcce.org.br/
(nesse site tem um link para mandar um pedido para os politicos para aprovarem a lei)
Quem quiser ver a entrevista com o Deputado Federal Indio da Costa, redator do projeto:
No Brasil a roubalheira tá tão grande que mesmo elegendo bons políticos fica difícil, pois esses não tem poder para conseguir as coisas…
Já estão querendo colocar água nesse projeto…
[quote=juliofsn]Infelizmente o projeto já sofreu mudanças comparados ao original, como, por exemplo, que a inegibilidade ocorreria após condenação em primeira instância (agora é preciso condenação em segunda, por um colegiado que vai demorar bem mais pra dar uma sentença) e nesse último adiamento os deputados já disseram que vão fazer mais mudanças.
[/quote]
Em outros paises a simples suspeita é motivo para ficar de fora. Não porque a lei exige, mas porque o candidato sabe que não terá votos de ninguem.
O problema não é a lei, é a educação politica e moral das pessoas e a falta do quarto poder que proteja a população.
Na sociedade Brasileira, esse projeto de lei, embora alterado já é melhor que nada. Espero realmente que vingue,mas espero mais que as pessoas mudem.
Se isso pegasse em ANGOLA, nenhum deputado, ministro e presidente ia votar.
boa lei, gostei dessa, afinal de contas a pessoas que o seu voto prejudica o pais.
[quote=sergiotaborda][quote=juliofsn]Infelizmente o projeto já sofreu mudanças comparados ao original, como, por exemplo, que a inegibilidade ocorreria após condenação em primeira instância (agora é preciso condenação em segunda, por um colegiado que vai demorar bem mais pra dar uma sentença) e nesse último adiamento os deputados já disseram que vão fazer mais mudanças.
[/quote]
Em outros paises a simples suspeita é motivo para ficar de fora. Não porque a lei exige, mas porque o candidato sabe que não terá votos de ninguem.
O problema não é a lei, é a educação politica e moral das pessoas e a falta do quarto poder que proteja a população.
Na sociedade Brasileira, esse projeto de lei, embora alterado já é melhor que nada. Espero realmente que vingue,mas espero mais que as pessoas mudem.[/quote]
Completamente certo Sérgio, num ambiente ideal, realmente essa lei não seria necessária.
Provavelmente pessoas que estudem política a fundo saibam a razões disso, mas o fato é que o brasileiro em geral se acostumou com a roubalheira que existe, e simplesmente vota pensando naquele velho “rouba mas faz”. É só ver a incrível quantidade de gente que ainda votaria em alguém como Paulo Maluf.
Eu sinceramente ja estou enojado da politica, é como disse meu professor de ciencias politicas na faculdade(doutor por acaso)(sim eu tive ciencias policas no meu curso de tecnologia em informatica ) “Aquilo é uma maquina e nao adianta trocar algumas peças, pq o motor vai continuar girando da mesma maneira”.
Teria que trocar é o motor todo.
Esse negocio de educar a população…no Brasil?? Isso é uma utopia sem tamanho, talvez daqui a uns 1000 anos se consiga algo.
A lei pode ser bacana, pq ja que nao conseguimos educar a população, e nao adianta trocar algumas peças da maquina pq nao vai resolver nada, o negocio é vir empurrando guela abaixo alguma lei que “dificulte” a coisa para os safados, isso mesmo dificulte pq nao vai acabar com nada, roubou foi pego dançou, roubou nao foi pego continue roubando.
Com relação a validade da lei, pra esta eleição esqueçam, qualquer mudança na lei eleitoral só começa a valer um ano depois.
Enfim deviamos era fazer como em alguns paises muçulmanos, foi pego roubando, corta a mão do cara fora pra ele nao roubar mais, pelo menos com aquela mão ele nao enfia mais dolares na cueca :evil:
Enfim deviamos era fazer como em alguns paises muçulmanos, foi pego roubando, corta a mão do cara fora pra ele nao roubar mais, pelo menos com aquela mão ele nao enfia mais dolares na cueca :evil:
[/quote]
O problema é que aqui, só iria ter a mão cortada, os ladrões de galinha…[/quote]
também acho!
fredferrao, se a lei for sancionada antes das convenções partidárias (a primeira ocorre em junho se não me engano), ela vale sim para essas eleições, mas com o último adiamento isso é praticamente impossível já que dificilmente essa lei vá chegar nas mãos do presidente antes disso.
Eu acho que nossa geração está carente de movimentos estudantis. Falta o pessoal do Mackenzie, Largo São Franscisco, Puc entre outras tantas; ir às ruas unidos sob carros de som e desser a lenha nessa pouca vergonha, eu não aguento mais ser roubado por esses picaretas.
fredferrao, se a lei for sancionada antes das convenções partidárias (a primeira ocorre em junho se não me engano), ela vale sim para essas eleições, mas com o último adiamento isso é praticamente impossível já que dificilmente essa lei vá chegar nas mãos do presidente antes disso.
Na minha opinião, a revista Veja está para a política assim como a revista Exame está para informática.
Acho que não faltam movimentos estudantis, não. Acho que faltam pessoas que questionem e pensem um pouco mais sobre informações que recebem.
Esta lei da a um juiz o poder de simplemente retirar da campanha um político. Vocês acham que a justiça brasileira é assim tão confiável a ponto de merecer tal poder?
Pra mim, parece uma forma fácil de manter currais eleitorais.
Já consigo até imaginar aquelas cidadezinhas onde o prefeito é irmão do juiz que moleza que seria… A população poderá rasgar e jogar fora o título de eleitor que ele não iria servir mais para absolutamente nada.