Leitores Ópticos

Caros Amigos Programadores ...

Estou necessitando fazer um trabalho da faculdade valendo nota no qual tenho que desenvolver um sistema em JAVA que interaja com um leitor óptico cadastrando e emitindo relatórios diários,semanais e mensais da frequência dos usuários cadastrados como um relógio de ponto,e como não tenho nem noção de como iniciar este trabalho o qual irar me valer a recuperação de todo um simestre,recorro a quem poder me ajudar e orientar pois necessito muito passar e não posso ser reprovado pois corro o risco de perder a bolsa que tenho.
 Desde já agradeço a todo amigo que entender minha situação e puder ajudar,muito obrigado

Jovem,
Nunca fiz algo do tipo, mas achei algo aqui no GUJ.

http://www.guj.com.br/posts/list/52091.java

[quote=Valmir Mota]
Caros Amigos Programadores …

Estou necessitando fazer um trabalho da faculdade valendo nota no qual tenho que desenvolver um sistema em JAVA que interaja com um leitor óptico cadastrando e emitindo relatórios diários,semanais e mensais da frequência dos usuários cadastrados como um relógio de ponto,e como não tenho nem noção de como iniciar este trabalho o qual irar me valer a recuperação de todo um simestre,recorro a quem poder me ajudar e orientar pois necessito muito passar e não posso ser reprovado pois corro o risco de perder a bolsa que tenho.
 Desde já agradeço a todo amigo que entender minha situação e puder ajudar,muito obrigado[/quote]

Oi,

As pessoas ajudam aqui no forum não pelo fato de tirar alguém da forca, mas sim pelo prazer de ajudar a comunidade, logo um post cheio de sentimentalismo não vai torna-lo recheado de respostas.

Depois da crítica, vamos ao que interessa:
Os leitores de código de barras com interface PS2 por exemplo funcionam igualmente a um teclado, logo se você abrir um editor de texto e fizer a leitura por um equipamento desses verá que a informação da barra irá magicamente aparecer no seu editor, logo, para facilitar escolha esse tipo de equipamento. Sobre a regra de negócio do seu sistema: Quem vai gerar os códigos de barras? Se for você aconselho instalar o iReport e já ir brincando com ele para facilitar esse processo, e ainda fazer os seus relatórios. Existe algum requisito informando se sua aplicação é web ou desktop? Para aliviar na criação da interface prefira desktop e faça a mesma no NetBeans usando o Matisse. Essas são as primeiras dicas, acho que apartir de agora pode iniciar seu projeto fazendo um pequeno esboço do que ele vai ser (pode ser num papel mesmo, colocando a lista de funcionalidades, tecnologias…) e mãos-a-obra. E quando as dúvidas forem mais específicas posta aqui no GUJ novamente para ver se alguém ajuda.

Boa sorte :!:

Bem, em primeiro lugar gostaria de agradecer a pronta atenção e resposta a mim dada e ressaltar que toda critíca é valida,mas eu não sou sentimentalista,apenas estou angustiado com meu problema,fato.
Agora já que procurei o site certo para conseguir ajuda vamo lá,o projeto não é focado em um leitor de código de barra,e sim em um leitor óptico digital,aquele que ler a digital do usuário tipo relógio-de-ponto e gera um arquivo em um banco para emissão de relatórios diários,semanais e mensais.Este projeto tem como objetivo o início de nossa introdução ao mundo da automação muito vigente no mercado atual,e que é a vedete dos olhos de nosso professor,o qual assegura ser a melhor forma de desenvolver a nossa capacidade de implementar um trabalho tão dinâmico.
E então esclarecida as dúvida com relação ao projeto contínuo minha pesquisa, hora na net hora em livros mas aguardando um retorno por parte de vcs que fazem o GUJ que com certeza podem me solucionar essa questão.
Desde já muito obrigado,e até breve.