Leitura de Ficheiros

2 respostas
kAIOSHIN

Boas!

Estou-me a iniciar na programação em Swing, e tenho uma dúvida:

Tenho de criar uma aplicação para gestão de clientes que leia de ficheiro os clientes que já lá tem,
e posteriormente dê para adicionar, etc.
Já tinha o projecto feito em BlueJ, agora a próxima fase do trabalho é fazer a camada gráfica.

Onde introduzo a função de leitura de ficheiro?
Supostamente na classe da interface gráfica só ficaria o que está ligado ao ambiente gráfico certo?
Eu tenho a função na classe principal da interface gráfica e está a funcionar, mas tenho dúvidas
se estou a violar algum principio da boa programação.

Alguém me pode ajudar?

Obrigado.

2 Respostas

ivela

Olá!!

O ideal é que você implemetasse um Façade (Design Pattern) que fizesse a ponte entre sua camada de negócios e sua camada GUI.

No caso, sua GUI receberia uma instância do facade que forneceria os dados necessários. Seu façade poderia devolver à GUI, uma estrutura de dados em árvore (TreeMap
por exemplo) e ela seria atualizada com estes dados. Se sua camada de negócios estiver na Web e é utilizada por um client Swing, implemente um Service Locator ou Session Facade.

No caso da camada de negócios, para montar a árvore de dados eu faria uma classe que trabalhasse recursivamente para percorrer a árvore de pastas e encontrar os clientes - acredito que está é a forma mais eficiente (neste caso específico e também será necessário entender sua arquitetura se é client-server etc).

Espero ter ajudado.

kAIOSHIN

Bem, não percebo de Facade’s, mas eu tenho uma classe que é a lista de clientes, cuja instância é criada na GUI, e ao carregar num botão é populada pelos dados do ficheiro. Porém a função de carregamento do ficheiro de texto, está na GUI. E eu não sei se isto será o mais correcto.

Vou tentar informar-me melhor. Obrigado :wink:

Criado 1 de junho de 2009
Ultima resposta 1 de jun. de 2009
Respostas 2
Participantes 2