Andei procurando aqui pelo forum antes de postar o tópico e ainda achei algo semelhante com o que eu precisava porem sem resposta.
Gostaria de saber se tem como e como fazer para MAPEAR/LER dados da tela do mainframe.
Vou tentar explicar melhor, tenho aqui dois emuladores de terminais o EXTRA e o QWS, gostaria de fazer um monitor que envia o código do processo JCL, e receba este retorno com C0000 para tudo OK e C**** ( onde **** seria o código de erro). Assim que receber este código ele vai tratar o mesmo e vai dar um retorno ao usuário de forma um pouco mais “amigável”.
Bem seria basicamente isso, dar eu sei que dá mas não sei como e nem por onde começar, ainda estou recorrendo muito ao Google.com, porem até agora sem muito sucesso.
Obgrigado pela atenção e caso seja necessários maiores detalhes favor solicitar para que eu os forneça.
AFAIK, isto que vc. quer fazer é baba usando os objetos de automação expostos pelo EXTRA. Não conheço o outro, mas deve ser parecido.
O outro caminho é fazer seu próprio cliente TN3270 em java puro e fazer o tratamento de tela por conta própria. É claro que, neste caso, vc. vai ter que aprender a diferenciar os modos de operação do terminal, converter EBCDIC para ASCII, etc, etc.
Obrigado pelas respostas mas ainda não sanaram completamente minahs dúvidas e fizeram despertar outras.
Procurei na internet os tais objetos de automação do extra mas não encontrei absolutamente nada. Você teria alguma referência boa para me indicar?
Olha a sugestão de criar o meu próprio TN3270 client é muito interessante mas vou deixar para uma proxima vez devido a pressa que trenho em colocar isto para rodar.
Cara vous er sincero assim eu conehcia o JCA mas nem me lembrava dele, porem apesar de a aplicação poder ser WEB e se um dia eu queiser fazer aplicação para desktop, também poderei usar o JCA, pelo que eu saiba não.
Será que mais alguem ai tem alguma sugestão ou idéia ou experiência passada para me ajudar?
Até onde vai o meu conhecimento o JCA não tem essa restrição não. Dependendo da arquitetura que você vai usar pode ser que a restrição exista de fato.
Uma outra solução é utilizar web services. Se você tiver acesso à camada do mainframe e este tiver a capacidade de publicar um webservice, você pode buscar a informação que você quee de forma mais fácil. Mas sei que isso ainda é novo em se tratando de mainframe. Nem todos foram preparados ainda para isso.
Olá Murilo, na realidade a empresa onde eu trabalhava não ficou com o contrato do setor que iria lidar com o Mainframe. Porém, em outras ocasiões eu tive de lidar com dlls e tive muito sucesso com o uso de JNA. Assim você pode usar libs nativa de forma fácil e descomplicada.
Paulo, deixa ver se entendi…rsrsrsr Basicamente vou ter que usar java e outra linguagem??? Vou fazer um sistema em java e com java vou chamar macros
em outras linguagens, por exemplo Visual C++ .
Não querendo pedir demais, nem nada pronto, vc teria algum exemplo de como faço isto??
Não trabalho na área de desenvolvimento, tb tudo que aprendi foi aqui no fórum e no Google então este é de longe o maior problema que tenho para resolver.