Leitura de tela MAINFRAME

Caros colegas de forum, bom dia.

Andei procurando aqui pelo forum antes de postar o tópico e ainda achei algo semelhante com o que eu precisava porem sem resposta.
Gostaria de saber se tem como e como fazer para MAPEAR/LER dados da tela do mainframe.
Vou tentar explicar melhor, tenho aqui dois emuladores de terminais o EXTRA e o QWS, gostaria de fazer um monitor que envia o código do processo JCL, e receba este retorno com C0000 para tudo OK e C**** ( onde **** seria o código de erro). Assim que receber este código ele vai tratar o mesmo e vai dar um retorno ao usuário de forma um pouco mais “amigável”.
Bem seria basicamente isso, dar eu sei que dá mas não sei como e nem por onde começar, ainda estou recorrendo muito ao Google.com, porem até agora sem muito sucesso.
Obgrigado pela atenção e caso seja necessários maiores detalhes favor solicitar para que eu os forneça.

Você não tentou JCA não? Fica muito mais elegante do que ler tela, não?

AFAIK, isto que vc. quer fazer é baba usando os objetos de automação expostos pelo EXTRA. Não conheço o outro, mas deve ser parecido.

O outro caminho é fazer seu próprio cliente TN3270 em java puro e fazer o tratamento de tela por conta própria. É claro que, neste caso, vc. vai ter que aprender a diferenciar os modos de operação do terminal, converter EBCDIC para ASCII, etc, etc.

Caros colegas, bom dia.

Obrigado pelas respostas mas ainda não sanaram completamente minahs dúvidas e fizeram despertar outras.

Procurei na internet os tais objetos de automação do extra mas não encontrei absolutamente nada. Você teria alguma referência boa para me indicar?
Olha a sugestão de criar o meu próprio TN3270 client é muito interessante mas vou deixar para uma proxima vez devido a pressa que trenho em colocar isto para rodar.

Cara vous er sincero assim eu conehcia o JCA mas nem me lembrava dele, porem apesar de a aplicação poder ser WEB e se um dia eu queiser fazer aplicação para desktop, também poderei usar o JCA, pelo que eu saiba não.
Será que mais alguem ai tem alguma sugestão ou idéia ou experiência passada para me ajudar?

Obrigado

Até onde vai o meu conhecimento o JCA não tem essa restrição não. Dependendo da arquitetura que você vai usar pode ser que a restrição exista de fato.
Uma outra solução é utilizar web services. Se você tiver acesso à camada do mainframe e este tiver a capacidade de publicar um webservice, você pode buscar a informação que você quee de forma mais fácil. Mas sei que isso ainda é novo em se tratando de mainframe. Nem todos foram preparados ainda para isso.

http://support.attachmate.com/techdocs/2164.html

Acho que este tem bastante coisa.

Boa noite!

Ressuscitando um tópico antigo!

paulopatto vc conseguiu resolver este problema??? Como vc fez?? Pode me ajudar??

Tb estou tentando captar informações da tela de um emulador mainframe mas não sei nem por onde começar.

Gostaria de fazer isto http://www.devmedia.com.br/post-4082-Rob%C3%B4-Criando-uma-macro-em-vb-para-acesso-ao-terminal-de-um-sistema-mainframe-.html em java

Grato
Murillo

Olá Murilo, na realidade a empresa onde eu trabalhava não ficou com o contrato do setor que iria lidar com o Mainframe. Porém, em outras ocasiões eu tive de lidar com dlls e tive muito sucesso com o uso de JNA. Assim você pode usar libs nativa de forma fácil e descomplicada.

Qual o emulador de mainframe você está usando?

Eu estou desenvolvendo um aplicativo com o USO de JNA para a leitura de uma dll de Text2Speech. Segue o link no github https://github.com/univesp/CPqDTextoFala-Java_Wrapper

Boa noite!

Então Paulo, eu nunca trabalhei com emuladores, não sei nem por onde começar. Estou estudando um pouco sobre emuladores mas…

Mas os dados do emulador são os seguintes:

Emulador: Attachmate myEXTRA! Enterprise
Terminal: Monitor 3270
Tipo: EDP
Host: Mainframe IBM

Estes são os dados coletados no terminal

Vlw

Aqui na thread tem uma mensagem do psevestre com um link bem útil http://support.attachmate.com/techdocs/2164.html

Ola novamente!

Paulo, deixa ver se entendi…rsrsrsr Basicamente vou ter que usar java e outra linguagem??? Vou fazer um sistema em java e com java vou chamar macros
em outras linguagens, por exemplo Visual C++ .

Não querendo pedir demais, nem nada pronto, vc teria algum exemplo de como faço isto??

Não trabalho na área de desenvolvimento, tb tudo que aprendi foi aqui no fórum e no Google então este é de longe o maior problema que tenho para resolver.

Vlw !