Leitura do Teclado

Saudaçõese Pessoal! Como estou engatinhando no Java, gostaria de implementar minha aplicação de uma Agenda de contatos sem me preocupar, pelo menos por enquanto, com ambiente web ou interface gráfica. Sendo assim, estou focado, num primeiro momento, nos conceitos básicos. Ou seja, na construção das classes, na relação entre elas, nos eventuais “type cast” e, principalmente, na tentativa de troca da concepção procedural pela OO.
Como posso pegar uma informação digitada no prompt(inteira ou String) e salvá-la como atributo de um objeto? Como resolvo eventuais problemas de cast?
Desde já, grato

Vc pode usar a classe Scanner do pacote java.util

Scanner scan = new Scanner( System.in ); String valor = scan.nextLine();

Consulte a documentação para outros métodos de obtenção de dados.

Até mais!

Em Java:

Cast != conversão (exceto quando usado para converter um tipo primitivo para outro; String não é um tipo primitivo).

Em Java o Cast é normalmente usado para você “revelar” uma identidade que um determinado objeto tem - por exemplo, se um objeto é da classe java.lang.Integer, e como a classe java.lang.Integer herda de java.lang.Number, que por sua vez herda de java.lang.Object, você pode dizer:

Object obj = new Integer (10); 
Number num = (Number) obj; // ok porque o objeto obj é um java.lang.Integer, que é um java.lang.Number
Integer intg = (Integer) obj; // ok porque o objeto obj é um java.lang.Integer
Long lng = (Long) obj; // mau - isto provoca um ClassCastException - lembre-se: não há casts que fazem conversões em Java.

Pessoal, estou usando java 1.4. O Scann não é suportado, certo?

Tu trabalha em alguma empresa que usa o Java 1.4 ou está por conta mesmo? Caso seja a segunda alternativa, te sugiro a instalar o Java 6 (mais recente) ou pelo menos o 1.5, pois apesar de nunca ter trabalhado com o 1.4 sei que o Java mudou bastante desde então.

E com relação a tua dúvida de capturar dados do teclado, use a classe Scanner (a partir do Java 5).

E olhe nestes locais.

Abraço.