lentidão hibernate

Tenho uma entidade no sistema que tem relacionamento com variás outras. Vários one-to-one e alguns poucos one-to-many (estão mapeados com FetchType.LAZY).

Quando carrego essa entidade o hibernate monta um select absurdo com mais de 1000 linhas. É tanto outter join que dá medo.

Será que estou esquecendo de configurar alguma coisa? Ou simplesmente não tem jeito?

Desde já, grato!

Ah, esqueci de comentar que ele retorna tanta coisa desnecessaria que estoura o numero max. de colunas permitidas pelo banco.

E os One-To-One, estão configurados como Lazy ? De qualquer maneira, você sempre pode configurar caches de primeiro e segundo nível para agilizar a coisa (use um ehCache da vida).

[]´s

então cara, não estão mapeados não…
eu acabei marcando eles com @Fetch(FetchMode.SELECT) e ajudou bastante

Verdade. O Fetch ajuda bastante mesmo. Tenta tbm fazer uma query nativa, pode melhorar ainda mais

mas se eu começar a trabalhar com query nativa eu fecho minha aplicação voltada somente pra um banco (não pensando na linguagem sql padrão)… ou vou ter que começar a fazer coisas especificas pra cada banco…dai o hibernate acaba mais complicando do que ajudando…
atualmente o sistema roda em sql server e oracle