Lentidão no access jdbc:odbc

Pessoal,

Gostaria da ajuda de vocês para tentar me ajudar nesse problema: criei um aplicativo desktop a ser utilizado em um driver de rede comum a alguns computadores, ou seja, tenho de armazenar o banco de dados do access nesse driver de rede para que todos os outros usuários possam ter acesso a ele.

Eis que surgem os conselhos, “Utiliza o MySQL!” “Oracle!!”, porém por motivos administrativos eu SÓ posso utilizar o Access :frowning:

Pois então, a nível de teste, enquanto rodava o programa no desktop estava tudo funcionando corretamente, as buscas, inserções, deletes etc porém, quando fui colocar o programa no driver de rede percebi que as mesmas ações que antes eram executadas em 1, 2 segundos passaram a ser realizadas em, aproximdamente, 30 segundos…

Desconfio que o problema esteja na ponte jdbc:odbc ou então no protocolo de comunicação Netbios… mas não conheço a fundo o funcionamento do Java nesse quesito… desse modo espero que, se possível, alguem me dê uma luz para tornar minha aplicação viável.

Muito Obrigado a todos.

Um projeto na empresa naufragou porque ele insistiu em usar o Access remotamente (em uma pasta compartilhada da rede.)
Ele não é um banco multi-usuário; é usável apenas por um usuário - o Access tem uns hacks internamente para poder usá-lo como multi-usuário, usando as APIs de lock de disco do sistema operacional, mas embora ele seja usável, ele fica muito mais lento para poder resolver um problema que ele tinha antigamente (no tempo que nosso projeto naufragou, alterações feitas por um usuário não eram refletidas corretamente para que os outros usuários pudessem acessar as alterações.
Depois o Access foi reescrito de forma que as alterações fossem refletidas corretamente, mas isso implicou em deixá-lo muito lento em modo “multi-usuário”.

Mas esse problema tem haver somente com o access ou com a forma com que o windows acessa essas informações?

Alguém?

Por favor, alguem pode me ajudar com esse tópico??