Ler arquivo que está no workspace

Boa noite a todos.

Tenho a seguinte situação.
Vou distribuir um jar para os meus clientes, que após eles executarem esse jar, o programa vai ler uma determinada pasta, e enviar os arquivos pro meu ftp.
Até aí tudo bem, testado, funcionando.

O problema é que eu quero que cada um salve na sua pasta, como são centenas de clientes, é inviavel criar um usuario para cada um.
Então meu projeto eu gostaria de criar um arquivo codigo.xml que vai ter o codigo desse cliente, e na hora de fazer o upload, o programa vai ler esse codigo, ara saber em qal pasta salvar.
Aí que mora o problema (pelo menos para mim), a idéia é que eu envie somente o jar para o cliente, ele coloque isso em qq lugar, e execute.
Tem alguma forma de eu me referir a esse xml que está dentro do jar?
O que eu não gostaria é ter q falar pro meu cliente, criar uma pasta “C:\qualquer\coisa” e colocar o xml la dentro, para eu procurar o xml no caminho combinado.
Existe alguma forma de acessar esse xml sem o path completo?
Tipo, algo relativo a onde o projeto está rodando?

Grato

Se o xml estiver dentro do .jar, e não for modificado pela sua aplicação, basta usar o getClass().getResource() para obte-lo (ou getClass().getResourceAsStream()).

Se for modificado, não tem como fazer o que você quer. É praticamente impossível descobrir o caminho de uma aplicação via Java. Isso seria possível se você souber que o SecurityManager dele permite. Aí existem soluções.
http://www.guj.com.br/posts/list/212351.java#1080446

Vlw Vini.