Ler determinado tipo de arquivo

21 respostas
silva.fernandes

Pessoal, acredito que aqui é lugar certo para minha dúvida.

Fui incumbido de fazer criar uma programa para ler determinado arquivo, porem não faço minima idéia de como seja.

O formato do arquivo é .scp

Preciso ler este arquivo para enviar as informações para o meu BD.

Alguem tem alguma idéia de como eu faço para ler este tipo de arquivo ?

OK

21 Respostas

dudaskank

bom, não conheço esse arquivo, mas nesse site tem vários arquivos descritos… www.wotsit.org/

silva.fernandes

Valeu cara, mas nesse site também não fala muito deste formato.

Eu nunca ouvi falar dele, e também não acho nenhuma referencia sobre o mesmo.

Pensei que seria trabalho criar um algoritimo para ler … mas acho que o mais dificil é saber que tipo de arquivo é esse … :shock:

Brigadão … e vou tentando, se alguem souber de algo fico grato

T+

LuizLG

Isso ajuda? =p

tecnoper.datasus.gov.br/manuais/PreparacaoServidorInstalacao1_02.PDF

T

Perguntinha boboca - você consegue postar um pedaço desse arquivo? Dá a impressão, pelo que você disse, que é um “dump” de algum banco de dados, e o fulano que gravou o arquivo pôs uma extensão qualquer.

MarcioTavares

Veja se tem a informação que você precisa aqui:

silva.fernandes

Thingol, acredito que seja isso mesmo.

Estou disponibilizando o arquivo que recebi hoje.
Assim como vc falou, este arquivo é de uma base de dados, mas não sei o formato que foi gerado.

Estou postando no meu Virtual Drive pq ele excede a capacidade de anexo do forum.

http://www.4shared.com/file/10488669/d80ec043/in100606740000420070211.html

A unica informação que tenho é que qdo fou baixar este arquivo-lo ele vem com esse nome e no final vem .scp

Assim fica dificil né …

Grato a todos

T

O que é estranho é que esse arquivo contém apenas dados numéricos (em decimal), e mais a letra A.
Que esquisito (?) A única cois que consegui reconhecer é que de vez em quando aparecem datas, como nesta linha (onde você vê “2007-02-11”, obviamente tudo junto.

silva.fernandes

Esse arquivo é posição de estoque de PDV que recebo diariamente de uma grande rede varejista.

Até então essas informações nunca foram usadas pq ninguem nunca conseguiu visualiz-las …

Agora sobrou para eu pegar essas informações e jogar no BD…

Mas agora eu pergunto? como eu vou joga-las no BD se nem consigo visualiza-las :cry:

dbispo

isso me parece um daqueles arquivos posicionais do tempo do C/Cobol, em que cada dado aparece em uma posição do arquivo…
Você não tem nenhuma descrição do arquivo? E as tabelas do banco já existem? Com as tabelas ficaria mais fácil pra vc descobrir.

Boa sorte!

[Editado]
Ah, Thingol, eu acredito q a data continua:
2007-02-11 12:23:59 :wink:

[/Editado]

Rodrigo_Carvalho_Aul

Entra em contato com o responsável de gerar esse arquivo que ele deve ter algum documento explicando como ler. Uma vez eu trabalhei num sistena que recebia um txt de um grande varejista também com dados de pedidos de compras e cada linha era um bando de números e letras como esse, mas eles forneceram um documento explicando o que era cada coisa, era baseado em posição. Só com esse arquivo vai ser praticamente impossível descobrir o que significa esses dados.

[]'s

Rodrigo Auler

silva.fernandes

Para falar que eu não tenho nada …

Me deram um documento … segue uma parte que fala assim …

Layout do Relatório de Vendas:

Mas para mim isso não ajudou em nada… :shock:

silva.fernandes

Rodrigo estou tentando entrar em contato com eles …

Mas não sei oque esta sendo mais dificil … :smiley:

E outra, estou vendo que eles não irão libera assim … acho que tem que soltar um jaba … rsss

Falo isso q tem pouquíssimas pessoas , mas pouquíssimas mesmo que faz isso … que consegue transformar esse arquivo em informações, então acho que eles irão proteger interesse de alguem.

Mas estou tentando … vamos ver até aonde eu vou … :shock:

Ok

Brigaduuu pela ajuda

T

De fato, sua documentação não bate muito com o layout do arquivo. Parece que há alguns códigos de produto (achei um “78983326902720”, por exemplo), mas acho que vocês devem contactar o fornecedor original desses arquivos.

silva.fernandes

Blz, vou continuar tentando aqui …

Assim que eu conseguir eu coloco aqui …

OK

Brigadão a todos

T+

F

Olá,

No layout diz que os campos estao separados por espaco, onde estao esses espacos?

]['s

silva.fernandes

Cara, voce faz cada pergunta dificil … :shock:

Eu tinha lido este documento, ai eu pensei, ou eu abro no excel e exporto para cvs, ai eu mando para o BD, ou eu monto um REGEX que ja manda para o BD.

Mais ai … num tem nada haver oq tá no documento, com o arquivo.

Por isso abri esse tópico para ver se alguem ja viu isso, ou até mesmo ja ouviu falar …

Mas to na batalha… valeww

clodoaldoaleixo

Cara,

Isso dai é um arquivo com dados posicionais mesmo, já trabalhei muito com importação de arquivo texto e a extensão não quer dizer nda.

Pegue o layout correto com quem gera o arquivo e trabalhe com ele como se tivesse trabalhando com um txt normal.

Dai você já sabe né, você pega cada informação linha a linha quebrando na posição de cada dado, não é necessário digitos separadores e nem espaços, se você tem o layout correto.

Falow

silva.fernandes

Blz cara,
To tentando falar com o pessoal que gera o arquivo para ver se eles tem um documento explicativo. Afinal naum é todo dia que minha bola de cristal funciona :smiley:

Mas o pessoal é liso que nem bagre ensaboado … :shock:

Vou tentando, assim q eu tiver uma solução eu posto aqui

Valewww

silva.fernandes

Bem voltando a saga deste tópico … :smiley:

Ontem felizmente o pessoal que gera esse arquivo respondeu meus inúmeros e-mails.

Este é o arquivo.
http://geocities.yahoo.com.br/silva_fernandes777/in100606740000420070212.txt

Como falamos não faço a minima idéia do formato, ou como faço a leitura deste arquivo.

A resposta que me enviaram se resume nisso.

Alguem tem alguma idéia de como eu faço a leitura deste arquivo e importo para o meu BD

Nosso amigo clodoaldoaleixo falou que se trata de um arquivo com dados posicionais, mas não faço a mínima idéia

:shock:

fenrir

Amigo…não estou vendo mistério algum aí!!

O arquivo é texto puro, com um registro em cada linha. Basta usar a classe LineNumberReader para ir lendo as linhas.

Aí dependendo dos dois primeiros caracteres da linha, você tem o tipo de layout. Pelo que notei no arquivo, existem 3 tipos de registros: 01, 02 e 04. Aparentemente, o 04 não traz informação alguma, então pode ser ignorado (até porque você não tem a documentação dele).

Os outros, basta você quebrar a linha seguindo o layout.

Peguemos a primeira linha, e quebrando seguindo o layout dos registros de tipo “01”:
01 - tipo de registro
9200702121244002 - número do relatório
200702121244 - data/hora de emissão
7895000000012 - EAN comprador
1006067400004 - EAN fornecedor
004582726000130 - CGC
7895000000012 - EAN estoque
200702110000 - data/hora do estoque
60674 - código interno do fornecedor
149 espaços em branco - filler

E fazer isso para cada linha, e cada tipo de registro.

Não vejo mistério algum…sinceramente… :roll:

silva.fernandes

Cara … vc resolveu meu problema …

:smiley:

Era isso q eu precisa …

Uma explicação basica de como tudo funciona …

Valeu … agora deixa comigo …

Falowww

Brigaduuuu

Criado 12 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 13 de fev. de 2007
Respostas 21
Participantes 10