Ler numeros do teclado

Olá pessoal!
Eu sou um novato nestas andanças do java, e como todo o novato, as duvidas sao mais que muitas…

Pelo que tenho lido em varios sitios, o java nao tem nenhuma maneira “simples” de ser numeros atraves do teclado como tem o C por exemplo.

Sei que temos que ler a string e depois temos que a converter para inteiro ou float conforme as necessidades…

Eu gostava que me dessem um exemplo simples de como fazer isso, tiop, pedir ao utilizador dois numeros e depois apresentar o resultado da soma desses numeros no ecran, algo assim

pedir valor de a
pedir valor de b
mostrar valor de c = a + b

Obrigado

Cara,

começa assim:
import javax.swing.*;

Para entrar com dados usa o JOptionPane.showInputDialog(“Entre com um valor!”);
Só que isso retorna uma String, ai vc converte com:
Interger.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(“Entre com um valor”));
Para imprimir usa o JOptionPane.showMessageDialog(null,“Conteudo”,“Titulo”,0);
Vai que dá!

ae pokker,

um exemplo…

[code]Um programa de adição

import javax.swing.JOptionPane;
public class Adicao {

public static void main(String[] args)
{
String primeiroNumero, segundoNumero;
int numero1, numero2, soma;

primeiroNumero = JOptionPane.showInputDialog("Entre com o primeiro número: "); 
numero1 = Integer.parseInt (primeiroNumero); 

segundoNumero = JOptionPane.showInputDialog("Entre com o segundo número: ");
numero2 = Integer.parseInt(segundoNumero);

soma = numero1 + numero2; 

JOptionPane.showMessageDialog(null, "O valor de " + numero1 + " + " + numero2 + " é: " + soma, "Resultado", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE); 

}
}

[/code]

A linha 02 inicia as definições da classe Adicao . As linhas 06 e 07 são uma declaração. As palavras primeiroNumero e segudoNumero são nomes de variáveis do tipo String . Uma variável é uma posição de memória do computador na qual um valor pode ser armazenado para utilização por um programa. As palavras numero1 e numero2 são variáveis do tipo int , o que significa que essas variáveis armazenarão valores inteiros.

As linhas 09 e 12 lêem um String fornecido pelo usuário. O argumento para showInputDialog indica ao usuário o que fazer no campo de texto. Essa mensagem é chamada de prompt porque direciona o usuário para uma ação específica. O resultado da chamada a JOptionPane.showInputDialog é atribuído à variável primeiroNumero com o operador de atribuição =.

As linhas 10 e 13 convertem dois strings inseridos pelo usuário em valores int que podem ser utilizados em um cálculo. O método Integer.parseInt converte seu argumento String em um inteiro. A classe Integer é parte do pacote java.lang.

Na linha 15 é calculado a soma das variáveis numero1 e numero2 e é atribuído o resultado a variável soma , utilizando o operador de atribuição. Depois de realizar o calculo as linhas 17 e 18 utilizam o método JOptionPane.showMessageDialog para exibir o resultado da adição.

espero ter ajudado…;D

okdoki javascript:emoticon(’:grin:’)
Very Happy

Obrigado!