Senhores,
Qual o melhor? Considerando que quero migrar as máquinas para linux! E, usar como servidor de email Express :?:
Amigo, sinceramente, não existe “melhor”, existe o “menos pior”. Ambos ainda estão muitíssimo aquém do MS Office.
E digo isso como usuário e defensor do Linux! Tentei, tentei e tentei mas desisti de usar essas suites. Ainda há problemas básicos em ambas, do tipo;
- O seu arquivo pode vir a ficar zerado do nada (isso mesmo, 0Kb!). Já aconteceu comigo mais de uma vez tanto em SO 32b como 64b, tanto no Openoffice como no Libreoffice. Tive que usar um nada amigavel programa de recuperação de arquivo do HD.
- Seu arquivo simplesmente pode aparecer diferente só por fechá-lo e abri-lo novamente. Já aconteceu comigo mais de uma vez tanto em SO 32b como 64b, tanto no Openoffice como no Libreoffice.
- Os “slides” mestres são motivo de grande estresse no “press”, pois são quase impossíveis de usar! Já aconteceu comigo mais de uma vez tanto em SO 32b como 64b, tanto no Openoffice como no Libreoffice.
- As versões atuais estão com um bug TERRÍVEL de travar por alguns segundos pelo simples ato de dar um CTRL+C. Já aconteceu comigo mais de uma vez tanto em SO 32b como 64b, tanto no Openoffice como no Libreoffice.
- Outras que levariam páginas e páginas de descrição.
- A usabilidade em ambos passa a ANOS LUZ (sem exagero) do MS Office.
Bem, você perguntou qual era o “melhor”. Bem, o “menos pior” é o Libreoffice, pois pelo menos parece estar em constante evolução.
jyoshiriro, eu uso o BrOffice 3.2.1 a um bom tempo e resolve meus problemas, tentei instalar o libreOffice(em outra maquina) pois nao consegui localizar o BrOffice entao resolvi tentar o libreOffice, porem não cheguei a instalar o mesmo apresentava problema solicitando a JRE 7 apesar de eu ter ela instalada na versão solicitada.
Eu diria para você instalar os dois e testar cada um conforme a sua necessidade e o que você gostar assume!!!
O LibreOffice tem alguns recursos a mais e o OpenOffice é um pouco mais estável, mas são praticamente idênticos ainda. O ano que vem deve sair uma versão nova do OpenOffice sob a tutela da Apache e IBM e talvez tenha alguma novidade.
Lembrando também que a licença do OpenOffice permite que o pessoal do LibreOffice use seu código, mas o inverso não é permitido.
[quote=fabioEM]Senhores,
Qual o melhor? Considerando que quero migrar as máquinas para linux! E, usar como servidor de email Express :?: [/quote]
depende…
o que seriam estas máquinas?
servidores? então debian.
computadores para os desenvolvedores? eu sugiro ubuntu.
com certeza outros usuários devem ter sugestões muito melhores que estas.
Eu uso o libreOffice aqui e para mim supre as necessidades que preciso no dia a dia. Não preciso de recursos avançados. O calligra suite também é muito bom para quem não conhece. Para mim possui o melhor software opensource de arte digital: O Krita