Libs no servidor

4 respostas
victormenegusso

olá pessoal me surgiu uma duvida simples, temos libs tanto no class path do nosso projeto como tambem temos no servidor, gostaria de saber o motivo de algumas libs eu ter que ter nos dois e algumas eu só preciso adicionar no class patch do projeto.

obrigado

4 Respostas

thiago.correa

As que você tem no servidor, serve para que a tua aplicação Web rode, no classpath serve para compilar e rodar! Agora, se a lib já existe no servidor, não é necessário colocá-la, por exemplo, no WEB-INF\lib

victormenegusso

thiago.correa valeu pela ajuda, mas fico ainda com a seguinte duvida , exemplo algumas jars eu não preciso adicionar no servidor, exemplo richfaces.jar eu apenas adiciono ela na WEB-INF\lib , como eu devo saber quais eu mando para o servidor ou não ?

valeu

thiago.correa

As libs que o seu projeto necessita para ser executado e não existe no servidor são fortes candidatas! Agora, por exemplo! Driver de conexão com o BD, como são compartilhadas por mais de uma app, essas sim são candidatas a ficarem no servidor!

victormenegusso

obrigado thiago.correa

Para ter certeza que eu entendi, se eu colocar uma lib no meu WEB-INF/lib eu não preciso coloca-la no servidor certo?, e se eu tiver uma determinada lib no servidor eu não preciso coloca-la no WEB-INF/lib?

obrigado pela força

Criado 18 de março de 2011
Ultima resposta 18 de mar. de 2011
Respostas 4
Participantes 2