Eu estou pesquisando uma licença open source que deve ser mais adequado pra mim nessa situação:
Eu quero desenvolver um sistema que a sua fonte seja acessível para modificação e extensão por outras pessoas, mas que e partir dela eu possa criar um aplicação web e que nela tenha “planos” para usá-la, ou seja, em determinados tipos de planos tem o seu preço fixo.
Você não pode colocar limitações de uso (obrigar a pagar pra fazer determinada coisa) em nenhuma licença open source. Isso está na própria open source definition.
Então o que você vai ter é um core licenciado como open source e aí uma aplicação web fechada que usa esse core e oferece esses planos pagos.
Nesse caso tanto faz ser Apache ou BSD, ambas permitem você desenvolver a aplicação fechada utilizando elas. Na real, se você não vai distribuir a aplicação web, ela simplesmente vai rodar no seu servidor, você pode usar qualquer licença exceto a AGPL.
Tem só que ver se você vai usar alguma outra lib já pronta no seu projeto, pois a Apache tem chance de ter alguma incompatibilidade com outras libs que você utilize. Fora isso eu, particularmente, gosto mais da Apache do que da BSD. Se for usar a BSD tem que prestar atenção em qual versão você vai escolher, pois há 3 versões: a original, a nova/simplificada e a de duas cláusulas.
gilsonsbf
Primeiramente eu estou usando Rails para criar esse sistema. O que pensei: criar uma sistema web com Rails e licenciá-lo como uma licença open source que, a partir desse sistema quanto estiver pronto, e partir dele, eu iria desenvolver um outro que posso usar na internet e que posso cobrá-lo.
Luiz_Aguiar
Isso já acontece muito… o que vc quer é desenvolver um “core” open-source e depois ter um produto feito em cima dele… o que vc vai fazer é cobrar pelo seu produto/serviço online e não pelo uso desse core.
É como funciona por exemplo os produtos da 37Signals, são feito em cima do Rails (que alias foi gerado a partir de um dos produtos deles) e eles cobram pelo uso do serviço, e não pelo uso do Rails.
[]s
gilsonsbf
É isso mesmo. Eu não deixaria de contribuir com o software livre e com isso eu teria um lucro nisso. Tanto que eu pretendo fazer um plano free com características básicas e caso o usuário querer mais coisas ele teria que mudar para um plano pago.
gilsonsbf
Então fazendo dessa forma o sistema pode ser na licença LGPL mesmo assim?
Bani
Teoricamente pode, mas aí você começa a perder flexibilidade.
Se algum dia você resolver distribuir seu sistema de alguma outra forma (ao invés de apenas oferecê-lo como serviço) você pode ter problemas.
Além disso, dependendo da forma como você implementar seu “core”, ele também vai ficar bem ruim de ser usado por outras pessoas que queiram distribuir seu código se a licença for LGPL.
Eu manteria aquelas opções iniciais de licença mesmo.