Licença do Java (JRE 1.6 e JDK 1.6) para inclusão em live-cd linux

Olá.

Estou trabalhando num remaster de um linux que possuo, e gostaria de deixar o java 1.6 instalado por padrão (tanto o jre 1.6 quanto o jdk 1.6), para que aplicações como o Eclipse pudessem funcionar sem problemas.

Mas preciso de infromações legais a respeito disso… alguém aqui sabe se a licença do Java permite que eu distribua um linux com java pré-instalado? Incluindo nisso uso em vários computadores, várias instalações e todas as outras vantagens do linux (exceto abrir o código fonte do java :slight_smile: )…

Enviei e-mails para a Sun, mas até agora nada de respostas. E eu tow precisando terminar a distribuição em poucos dias, então resolvi buscar ajuda em outros locais.

Quem puder me ajudar, agradeço, muito.

flw!

Aí você encontra tudo o que precisa saber:

http://www.sun.com/software/opensource/java/index.jsp

http://java.sun.com/javase/6/jdk-6u5-license.txt

Agradeço a ajuda, thx.

Aliás, a licença do JDK 1.6 que você me enviuou tb é válida para o JRE 1.6, ou devo buscar ajuda e infos a respeito de outra licença para a JRE?

Obrigado pelo link anterior á licenmça postada, vou pesquisar.

flw!

PS.: Aqui diz open-source… java agora é open??? Se for, uau!

Java é Open Source desde 2006.

http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2006/11/13/idgnoticia.2006-11-13.6100088178/IDGNoticia_view

Como você pode ver, não há muito o que se preocupar com as licenças para o linux mais, dá uma lida nos links que passei antes, mas não há muito o que questionar.

Puxa, interessante e animador…

Só mais algumas coisas pra finalizar…

1. O que é “Java SE”? É o conjunto do JDK + Oo JRE + o que for necessário pra desenvolver e executar aplicativos em Java? Pois o Java SE está em GPLv2, se for tudo isso, nem terei dores de cabeça;

2. Veja esse trecho da licença que você me passou (principalmente as partes em vermelho):

[quote][size=14]
B. License to [color=red]Distribute Software[/color].

Subject to the terms and conditions of this Agreement and restrictions and exceptions set forth in the Software README file, including, but not limited to the Java Technology Restrictions of these Supplemental Terms, [color=red]Sun grants you a non-exclusive, non-transferable, limited license without fees to reproduce and distribute the Software, provided that (i) you distribute the Software complete and unmodified and only bundled as part of, and for the sole purpose of running, your Programs, (ii) the Programs add significant and primary functionality to the Software,[/color]
[/size][/quote]

As questões são:

a. O que quer dizer a parte “you distribute the Software complete and unmodified and only bundled as part of”? Quer dizer que só posso distribuir o Java se ele vier configurado (instalado, adicionado) à aplicação (no caso, o linux que tow remasterizando)?

b. O que quer dizer a parte "the Programs add significant and primary functionality to the Software’, quer dizer que o programa deve ter que depender do java? No caso, o linux em si (acho que) não depende do java, mas vários aplicativos dele (funções do BrOffice, Eclipse etc etc) dependem. Então, essa cláusula está satisfeita, ou temos “problemas”?

Muito obrigado pela ajuda.

PS.: O link http://en.wikipedia.org/wiki/Java_Development_Kit anuncia o JDK como open source… sério também?

[size=18][color=blue]RESPOSTA[/color]:[/size]

Embora eu ainda esteja ACEITANDO RESPOSTAS pra esse post, eu mesmo vou responder o que penso, o que interpretei a partir da licença, para as minhas pergutnas, quem sabe ajuda alguém :slight_smile: :

a. Bom, o Java virá incluso, já instalado, não em um CD à parte, por exemplo, então ele já deverá estar inos conformes da cláusula, pois se não me engano, a claúsla mencionada na paergunta “a” fala pra “embrulahrmos”, empacotarmos o java junto de nossa aplicação, não distribuí-la separadamente;

b. OK, pelo menos um aplicativo dependerá MUITO do JDK/JRE pra funcionar, o Eclipse. E claro, ele não é o único aplicativo que usará o JDK… mas serve de exemplo. Então, acredito que tal cláusula tb já foi satisfeita. Então, como as outras cláusulas estão OK, acredito que eu possa “empacotar” o java aqui e distribuir o linux.

Se eu estiver errado, por favor, comentem, postem, expliquem: não quero quebrar nenhuma lei.

flw!