[quote=jonathan Coelho][quote=AUser][quote=jonathan Coelho][quote=AUser][quote=josenaldo]Cara, veja bem, você está olhando a coisa com a ótica de um programador que trabalha com copyright e resolveu experimentar o opensource. Aí, pegaram o trabalho dele, usaram, lucraram e ele pensa: caralho, me lasquei!
Olhe a coisa de acordo com o programador que PENSA opensource. Para esse cara, ele fez pra compartilhar mesmo e pronto. Alguém ganhou milhões usando o projeto dele? ÓTIMO!
Vamos ser práticos: as pessoas ganham milhões usando Java, Mysql. Tomcat, JBoss, Linu, Open Office… E, justamente por tantos ganharem tantos milhões, alguns poucos desse tanto resolveram doar alguns milhares para essas empresas… E assim, elas ganharam MILHÕES!
A Mozilla, só de adsense, ganha 80 milhões ao ano! A FSF tem parceiro pra caralho. A Red Hat então? Tem o fedora, linux “do bão” e o Red Hat, Linux Overpower pago! Fora outros produtos.
Quanto aos softwares que não podem entrar em produção com a versão OS, me desculpa, mas é burrice do desenvolvedor fazer isso. Ou vende logo essa zorra, ou libera algo que preste. Caso contrário, será punido caindo no ostracismo quando aparecer um concorrente que preste.
Um exemplo: O Mambo. Era um CMS OS porretinha. Daí a empresa que patrocinava o Mambo resolveu fazer alguma coisa da qual não me lembro que chateou a comunidade. Os programadores pediram demissão e criara um novo projeto: Joomla. Quem aí usa Mambo?
Outro exemplo: Tinha um banco chamado Mysql. Aí, a Oracle comprou a Sun, que tinha comprado o Mysql. Disseram que a Oracle iria jogar o Mysql na gaveta. A comunidade fez um fork chamado Maria DB. A Oracle nem ligou, continou tocando o Mysql como OS, fez (ou melhorou) uma versão comercial parruda e o povo continua usando Mysql, tanto free quanto comercial. E quase ninguém aposta no Maria DB (coitado) porque o Mysql continua bom.
Casos como esses temos aos montes. Softwares livres bons, com ótimas versões proprietárias. E porquê não? O básico, a comunidade desenvolve.
Quer JVM com Magia Negra e Memória de Mandinga? COMPRA.[/quote]
O Alfresco, por si só, é uma empresa que ganha MUITO dinheiro e o software é “opensource”. Motivo das aspas? Veja http://linux.slashdot.org/comments.pl?sid=597833&cid=23991861 e https://forums.alfresco.com/en/viewtopic.php?f=20&t=9932&start=15 .
Olha só, eu citei no primeiro post: estamos falando de aplicações, não de plataformas. Vamos pensar em um software de administração de hospitais, por exemplo. Se fosse alguém desse pessoal que eu citei aí em cima, o que eles teriam feito? Removido quase toda a documentação disponível, e todo mundo que fosse comprar ia achar difícil baixar e aprender, e assim comprariam treinamentos. Eu não venderia o software, mas venderia o treinamento, na verdade as pessoas seriam praticamente reféns e comprariam treinamentos. Obviamente, nada disso é certo, mas a minha empresa apesar de ser opensource tem que ganhar dinheiro. Então, qual é a dificuldade em liberar TUDO, exatamente, TUDO, entretanto manter essa cláusula de licença comercial?
Agora imagine só que sou uma startup e tenho esse software de administração de hospitais. Coloco ele opensource, no entanto, 10 empresas do mesmo ramo vão lá e usam nas suas licitações, e aí, de onde vou tirar dinheiro? Essa limiar entre o OS e startups é que é a questão… Para vender treinamentos, você deve ter uma estrutura organizada para isso. E se o software que você está oferecendo pretende ser o mais fácil que todos os outros para dar manutenção e implementar coisas novas? Vai ter treinamento para quê? Eu estou falando de inverter os motivos dos custos. Não acho errado ganharem dinheiro com uma aplicação, mas é errado uma parte pequena disso não voltar ao empreendimento se o meu foco é deixar treinamento, e todo o resto livre.[/quote]
Eu acho que o que está confuso é o seu conceito de Open Source.[/quote]
Em que ponto?[/quote]
Uma Startup que vise lucro em primeiro lugar estará dando um passo
errado se for pelo caminho do Open source que tem como Objetivo primário
contribuir com a comunidade.O dinheiro é consequencia e não Objetivo de um projeto OS.
Um bom Exemplo é a revolução que o android fez no mundo e não pagava ainda, na ultima vez que lí
a respeito, nem os próprios custos. Mas que a longo prazo pode gerar Bilhões mas isso é algo
bem incerto.[/quote]
Você está equivocado. Veja: http://www.startupsopensourced.com/ … Uma série de cases de startups opensourced, o site não é só disso, mas tem algumas lá. 
E leia isso tb: http://www.readwriteweb.com/start/2010/09/why-your-startup-should-be-inv.php