Procurei na internet e vi que preciso ter no classpath o arquivo datavisualization.swc que se encontra em /frameworks\libs. Fui conferir no meu SDK e não têm o arquivo lá mesmo, mas na instalação do flex builder o referido arquivo está lá.
A minha dúvida: porque esta diferença? Existe algum tipo de licença para usar os componentes realmente úteis (ADG, charts, e outros) e o que é free é apenas o feijão-com-arroz??? Procurei informações na internet e têm gente que diz q dá pra compilar mas ficar uma marca dagua na aplicação, que o ADG seria parte de um pacote de visualização de dados…
O que mais eu não posso utilizar apenas com o SDK free???
Você precisa colocar os arquivos dentro da sua pasta de SDK. Se tiver a licensa do Flex, eles vão parar de aparecer como Trial.
[]'s
duardor
Oi André,
Muito obrigado pela atenção.
Então é mesmo o que eu temia, precisa de uma licença.
OK, mas eu não consigo achar informações claras qto a licença deste data visualization components. Se eu tiver uma licença do flex builder professional eu posso utilizar em qualquer lugar que eu quiser quantas vezes eu quiser?? Ou a licença é referente ao data visualization components??? Pelo que entendi deste link que você me passou, seria a primeira opção pois o link diz:
Eu não entendi o porque preciso de comprar uma ferramenta inteira se vou usar apenas um pedacinho… Já consegui montar meu ambiente baseado em ferramentas livres (eclipse + AXDT + flsh develop), meu build é por ant… Mas essa obrigação de ter que comprar o Builder está mandando meus planos por água abaixo…
As informações no site da adobe não são muito diretas quanto à isso…
andre.gil
Boa noite duardor,
Antigamente essa biblioteca era algo separado, lá na epoca do Flex 2.0. Você tinha como comprar uma licensa separada do Flex Builder para a biblioteca. Hoje em dia, ela usa a mesma licensa do Flex Builder. Pelo que sei, precisa ser a licensa Professional, para ter acesso aos componentes. Se quiser, você pode tentar algo aqui para conseguir uma licensa free: https://freeriatools.adobe.com/ . Mas não tenho certeza se vai dar certo.
Não acho tão absurdo isso da licensa. Existem muitas outras biblitecas pagas para gráficos, como o ILOG Elixir por exemplo. O Flex SDK tem componentes muito bons, além dos de gráfico e AdvancedDataGrid. E nada impede que você implemente os seus próprios componentes também.
André, ajudou demais!
Muito obrigado mesmo, também acho justo se cobrar por uma biblioteca que é boa mas a única coisa que eu gostaria de ver a adobe fazendo é deixar mais claro mesmo, achei bem truncado achar estas informações.
Novamente, muito obrigado!
andre.gil
Revivendo o tópico só para informar que agora os componentes do Data Visualization são Open Source e fazem parte da SDK do Flex.