Ola a todos!
Comecei a programar em Java e uso a IDE Netbeans , e uso varias bibliotecas que ja vem importadas na IDE. Gostaria de saber se tenho que pagar alguma licença para vender os programas que desenvolvo ? E no caso de desenvolver com a IDE Eclipse , tenho que pagar alguma licença para venda de programas que desenvolvo com ele ? Se vender um programa que usa como plataforma o opensuse e banco de dados postegre devo pagar alguma licença ?
Isso depende da licença de cada biblioteca que vc usa.
Mas o Eclipse e o Netbeans não cobram nada.
Vc pode desenvolver em java puro sem pagar nada a ninguem.
[]'s
Pro NetBeans você não deve pagar nada.
É só ficar atento as licenças de uso dos frameworks que utilizar, fique atento a diferença entre GPL e LGPL.
Anyway, que eu saiba se você desenvolver no NetBeans somente com o que vem com ele você não deve pagar nada a ninguém (a menos que queira fazer uma doação).
Mas sempre se usará outros frameworks, daí a dica de ficar atento as licenças de uso antes.
Abraços.
Muito obrigado pelas respostas. As aplicaçoes q ando fazendo, usam o matisse , e uma ferramenta do NetBeans (que nao sei qual eh) que faz o mapeamento de tabelas de bd sql para entidades de persistencia, e mais um monte de bibliotecas q jah vem no netbeans… Ateh aqui tudo esta no netbeans… Por fora , adicionei so o plugin ireport que eh GPL … Entao acho q nem preciso pagar licença nenhuma