Estou criando um projeto no source forge e estou com umas duvidas com relação a licença usada... até o momento tive de aceitar esses termos:
http://www.opensource.org/docs/definition.php
https://sourceforge.net/tos/tos.php
Nao gostaria de restringir qualquer acesso ao projeto, mas preferia uma licença parecida com a SCSL.
Alguem poderia dar uma explicação pequena sobre o que são esses termos ?
Apache e BSD eu posso pegar o seu código, colocar o meu nome, fechá-lo e vendê-lo.
Ou posso incorporar ele no meu produto e vendê-lo.
Basicamente Apache e BSD é doação total.
B
bobmoe
Uma boa hora para eu tirar uma dúvida…
Essa história da GPL ser uma licença vírus… é fato mesmo? Ou seja, se vc incorporar código GPL ao seu programa, automaticamente ele se tornará GPL?
t+
R
ronildobraga
saoj, bobmoe… aahhhh… meio confuso :?
Apache e BSD são licenças iquais a GPL ? que dão direito total a qualquer pessoa. Quem cria essas licenças ?
Alguem por acaso poderia pegar qualquer programa no sourceforge e criar uma licença privada dizendo que aquele software pertence a uma empresa ?
Aonde posso achar quais os tipos de licenças que existem ?
Desde já… muito obrigado.
renatosilva
bobmoe:
Essa história da GPL ser uma licença vírus… é fato mesmo? Ou seja, se vc incorporar código GPL ao seu programa, automaticamente ele se tornará GPL?
t+
Ele não se torna GPL, é que você simplesmente não vai poder colocar o código GPL num programa não-GPL
R
ronildobraga
renato3110:
bobmoe:
t+
Ele não se torna GPL, é que você simplesmente não vai poder colocar o código GPL num programa não-GPL
Se for assim… entao o codigo que eu disponibilizo no sourceforge não pode ser vendido ou implementado em outro software… mas pode ser estudado.
Dessa forma acho que seria ótimo.
***Editado
pode ser implementado em outro software… somente se este for um software sob licença GPL ! em resumo o codigo não pode ser vendido !?
Mas é claro que pode ser vendido, mas você acha que alguém vai comprar se pode pegar emprestado e copiar, ou ainda juntar umas 300 cabeças cada uma com meio centavo e fazer cópia pra todo mundo?
A questão é: que software é esse??? Você quer ganhar dinheiro com ele? Será que já não está sendo beneficiado simplesmente pela sua existência?
R
ronildobraga
Na verade só a existencia dele ja me beneficia sim rsrsrs ! é um programa ERP
Eu achei alguns links que explicam as licenças BSB e GPL
Na verdade… eu só não queria que o codigo pudesse ser usado de má fé… como uma concorrencia desleal… eu optei pela licença GPL… fiquei contente com ela.
O problema é que na hora de escolher existiam tantas outras opções que por sorte escolhi uma que me agrada, tinha opção de licenças da ASF, da Oracle, GNU e etc etc
R
ronildobraga
Pesquisando mais um pouco… achei o que eu queria… desculpa o incomodo… se alguem tiver o mesmo problema o link abaixo explica tudo sobre licenças
Se você está fazendo o bicho pro próprio uso, poderia procurar pessoas com o mesmo interesse e formar uma comunidade. Vocês não precisariam ganhar dinheiro pois já estão ganhando outros tipos de retorno, atém mesmo dinheiro indiretamente. Se alguma empresa se interessasse pelo produto você poderia fazer um dual-licensing e/ou pacotes de suporte…
R
ronildobraga
vixi… dual-licensing nao tinha visto ainda… quanta coisa… e olha só… vc pode ter uma licença GPL, GPL Copyleft ou GPL copyright
Copyleft é um método legal de tornar um programa em software livre e exigir que todas as versões modificadas e extendidas do programa também sejam software livre
Para tornar um programa em copyright, nós primeiro afirmamos que ele está sob copyright; depois nós adicionamos termos de distribuição, que são um instrumento legal que concede a todos o direito de usar, modificar, e redistribuir o código-fonte do programa ou qualquer outro programa derivado dele mas somente se os termos de distribuição permanecerem inalterados. Assim, o código e as liberdades se tornam legalmente inseparáveis.
Bom… emfim… lá no site do GNU explica tudo direitinho
*** editado
aaahhhh ERP é:
farribeiro
Resumindo… um sistema integrado
renatosilva
Eu não entendo também direito essa história de copyleft, parece que é só uma brincadeira da FSF, uma maneira de enfatizar os príncipios deles.
Mas Ronildo, até onde eu sei, o que você tem que fazer com seu código é deter o copyright:
Ou seja, você é o dono e possui os direitos sobre o código. Por um acaso da vida, você decidiu liberá-lo sob a GPL, você tem o poder de escolher e mudar (versões futuras apenas) a licença, entende?
R
ronildobraga
renato3110:
Eu não entendo também direito essa história de copyleft, parece que é só uma brincadeira da FSF, uma maneira de enfatizar os príncipios deles.
Mas Ronildo, até onde eu sei, o que você tem que fazer com seu código é deter o copyright:
Ou seja, você é o dono e possui os direitos sobre o código. Por um acaso da vida, você decidiu liberá-lo sob a GPL, você tem o poder de escolher e mudar (versões futuras apenas) a licença, entende?
Entendo… muito Obrigado Mas nao é tão simples quanto pensei que fosse, na verdade até agora eu estou mais interessado no GPL copyleft… pois assim todo mundo pode copiar… contanto que os creditos ainda sejam meus !
Vou terminar de ler as intruções… ainda tem uma licença LGPL ou GPL menor que até agora não entendi a diferença :?
*Editado
Ainda bem que esta em portugues… porque ler contrato em ingles é muito complicado rsrsrs ! o problema é que a LGPL ta em ingles :?
renatosilva
A LGPL permite que seu código seja embutido em soluções proprietárias, mas isso é pra quando o software não tem como competir com os concorrentes proprietários se fosse GPL pois ninguém iria querer liberar o próprio sistema pra GPL só pra embutir o tal software, é algo assim…
Agora rapaz, é simples:
:arrow: Esqueça copyleft
:arrow: Coloque nota de copyright, você é o dono
:arrow: Libere sob a GPL, o sofware é free
R
ronildobraga
Entendi… um exemplo mais claro seria uma web-framework como o mentawai que distribuido sob a licença LGPL… sendo assim vc pode adicionar a framework no seu codigo sem demais problemas
rodrigo_flausino
Eu tenho algumas dúvidas:
Se eu criar um software com um plugin/jar/recurso que seja GPL e/ou Opensource eu posso fechar o meu código?
Eu posso alterar a qualquer momento a licensa do meu software? Se depois que eu o lancei eu quiser modificar a sua licensa, é permitido? (É claro que é quase impossível, mas eu posso ter uma versão mais nova do software).
renatosilva
Rodrigo, as duas perguntas estão relacionadas.
A resposta é sim. Você pode alterar a licença, desde que você detenha o copyright do código, ou todos os detentores concordem. Parece que o pessoal do Linux queria alterar a licença mas é uma tarefa muito difícil porque são milhares de detentores de copyright.
Mas você só pode fazer isso com uma versão nova. Se você fizer o UltraERP 1.0, você pode fazer a versão 2.0 virar proprietária, mas a licença GPL ou similar original jamais poderá ser “revogada”. Isso aconteceu com a Borland que liberou o InterBase como open-source e depois fechou de novo. O resultado foi um “fork” que resultou no saudoso Firebird.
Outra alternativa é você incluir um dual-licensing como a MySQL faz, adicionando uma licença proprietária que seja atraente. Mas você não pode “voltar atrás”.
R
ronildobraga
rodrigo_flausino:
Eu tenho algumas dúvidas:
Se eu criar um software com um plugin/jar/recurso que seja GPL e/ou Opensource eu posso fechar o meu código?
Eu posso alterar a qualquer momento a licensa do meu software? Se depois que eu o lancei eu quiser modificar a sua licensa, é permitido? (É claro que é quase impossível, mas eu posso ter uma versão mais nova do software).
Sim… vc pode… contanto que vc siga as normas da GPL… as quais são diferentes se for GPL copyrigth ou GPL copyleft
Sim… mas acredito que seja necessário que vc lance uma nova versão… por exemplo GUJ 3.1 é regido sobre a licença A… e o GUJ 3.2 pode ser regido pela licença B ! não pode existir um software regido sobre duas licenças simultaneamente
*Editado
Dependo da situação vc tem de seguir esta norma
Copyleft é um método legal de tornar um programa em software livre e exigir que todas as versões modificadas e extendidas do programa também sejam software livre.
[i]Para tornar um programa em copyleft, nós primeiro afirmamos que ele está sob copyright; depois nós adicionamos termos de distribuição, que são um instrumento legal que concede a todos o direito de usar, modificar, e redistribuir o código-fonte do programa ou qualquer outro programa derivado dele mas somente se os termos de distribuição permanecerem inalterados. Assim, o código e as liberdades se tornam legalmente inseparáveis.
Desenvolvedores de software proprietário utilizam o copyright para retirar as liberdades das pessoas;nós utilizamos o copyright para garantir essas liberdades. É por isso que nós invertemos o nome, mudando “copyright” (“direitos de cópia”, “cópia direita”) para “copyleft” (“deixamos copiar”, “cópia esquerda”).
O Copyleft é um conceito genérico; existem vários modos de preencher os detalhes. No Projeto GNU, os termos específicos de distribuição que nós utilizamos estão contidos na Licença Pública Geral do GNU, na Licença Pública Menos Geral e na Licença de Documentação Livre. [/i]
Copyleft então é um nome bonito para o ato de deter o copyright mas usar uma licença livre.
R
ronildobraga
Andes de tudo… aconselho as outras pessoas olhar o texto original no GNU
renato3110:
Copyleft então é um nome bonito para o ato de deter o copyright mas usar uma licença livre.
Se a gente pegar so parte da especificação e postar aqui vai confundir todo mundo… nao acredito que seja algo tão simples… até entao entendo copyleft e copyrigth sejam na verdade quase opostos… pois em resumo ta escrito:
[i]
Desenvolvedores de software proprietário utilizam o copyright para retirar as liberdades das pessoas; nós utilizamos o copyright para garantir essas liberdades. É por isso que nós invertemos o nome, mudando “copyright” (“direitos de cópia”, “cópia direita”) para “copyleft” (“deixamos copiar”, “cópia esquerda”).
Copyleft dis que qualquer um que redistribui o software, com ou sem modificações, tem que passar adiante as liberdades de fazer novas cópias e modifica-las. O Copyleft garante que todos os usuários tenham liberdade.
[/i]
Parece até haver alguma contradição aqui… dos posts anteriores
bobmoe:
t+
renato3110:
Mas é claro que pode ser vendido
Portanto… dependendo da situação… não pode ser vendido
renatosilva
Por que não?
R
ronildobraga
Acho que vc quis dizer… vender um software GPL… assim como algumas empresas vendem as distribuições free do linux. Ta certo… dessa forma pode pode ser vendido !
O que eu imaginei foi pegar uma parte do codigo sobre a licença GPL… implementar no meu programa e depois vender meu software sobre uma licença proprietária… ae dependendo da situação não pode. Acho que era essa a nossa duvida e a do rapaz quando ele escreveu:
O que vc quis dizer… alguem pode ter uma loja que vende distribuicoes linux… sim… acho que pode ! mas acho que naum era essa a nossa duvida. Certo !?
Bom… caso naum seja isso… o site do GNU explica porque:
Copyleft é um método legal de tornar um programa em software livre e exigir que todas as versões modificadas e extendidas do programa também sejam software livre.