Olá pessoal, tenho algumas duvidas em relação as licenças…
A licença do mysql é GNU, meu sistema terá q ser GNU também ??
E o como funciona as lincenças para o JAVA (ME, EE…) ?
Olá pessoal, tenho algumas duvidas em relação as licenças…
A licença do mysql é GNU, meu sistema terá q ser GNU também ??
E o como funciona as lincenças para o JAVA (ME, EE…) ?
-> GPL não te deixa fazer um trabalho derivado sem que esse trabalho também seja liberado na GPL.
Porém deve se levar em consideração que:
-> No caso do MySQL, você só vai estar “linkando” no seu programa o sistema de interface entre o banco de dados e o seu programa, o que na minha opinião só te força a seguir a licença dessa interface.
Ou seja, nem os advogados conseguem avaliar corretamente isso. Ainda mais que isso varia em cada país.
Então, caso eu não queira disponibilizar o meu sistema, seria melhor utilizar Postgres ou algum banco com licença BSD né?
Eu acabei editando a minha mensagem após ler um tópico daqui.
A licensa BSD é bem liberal. Se você utilizar o Postgres você vai estar livre de qualquer encheção de saco hehe.
E a do Java?
Eu pesquisei no google vi q tem GPL, tem um licença própria q elas criaram e tem um outra… achei meio confuso…
Nem vou perder meu tempo repitindo o q foi dito no topico de banco de dados…
só vou postar alguns links :
http://www.groklaw.net/article.php?story=20031214210634851
E um paragrafo :
A license like the GPL, on the other hand, which is a true license by intent, and which, if you remember the original definition, is a permission to do what otherwise you could not legally do, fits the definition of license precisely. So when you hear that the GPL is viral and can force proprietary code to become GPL, which a couple of lawyers have been saying, you’ll know that isn’t true.
o mysql tem 2 licenças.
De acordo com o site do MySQL, você tem duas opções:
-> Ou libera o código como GPL ou você ou o seu cliente tem que ter uma licença comercial, pois a licença do MySQL para aplicações proprietárias é outra diferente da GPL.
(Editado.)
O Java está sendo liberado (JVM, compilador, etc) na GPL, porém tem a Classpath Excepton, que permite que você faça programas em Java na licença que você desejar. Você só não pode mexer livremente na JVM e distribuir ela em uma licença que não seja GPL.
De acordo com o site do MySQL, você tem duas opções:-> Ou libera o código como GPL ou você ou o seu cliente tem que ter uma licença comercial;
Se o que está dito no site do MySQL é válido ou não, isso cai da interpretação deles da GPL.
O Java está sendo liberado (JVM, compilador, etc) na GPL, porém tem a Classpath Excepton, que permite que você faça programas em Java na licença que você desejar. Você só não pode mexer livremente na JVM e distribuir ela em uma licença que não seja GPL.
Le meus post no topico sobre banco de dados… alias, le o que ue postei aqui mesmo…
Já havia lido no meu primeiro post. E minha opinião continua a mesma.
Isso não depende da interpretação de GPL. Se eu sou ‘dono’ do código, eu posso lança-lo com 999 licenças diferentes, incluindo licenças incompatíveis entre si, entretanto vai depender da ocasião em que cada uma delas vale.
Tanto que até mesmo a FSF ja liberou trechos de código de forma não GPL.
Isso não depende da interpretação de GPL. Se eu sou ‘dono’ do código, eu posso lança-lo com 999 licenças diferentes, incluindo licenças incompatíveis entre si, entretanto vai depender da ocasião em que cada uma delas vale.
Tanto que até mesmo a FSF ja liberou trechos de código de forma não GPL.
Obrigado pela correção, eu errei ao falar que o MySQL ta na GPL :oops: .
Na verdade o mysql é GPL – mas isso não significa que a detentora dos direitos forneça o mesmo software com outra licença, menos ‘virótica’.
Humm, então isso cai no que o Hal Jordan estava falando no outro tópico.
A única coisa que prende um projeto que utiliza o MySQL como bd é então a interface entre os dois?
Humm, então isso cai no que o Hal Jordan estava falando no outro tópico.A única coisa que prende um projeto que utiliza o MySQL como bd é então a interface entre os dois?
Mas isso nao significa q se vc usar a library q faz a interface com o banco vc deva pagar a licensa comercial do mysql ou distribuir seu software com o codigo aberto…
Vc pode muito bem usar usa-la e nao abrir seu codigo sem problema, isso não fere a GPL… Mas c vc mudar o código, por exemplo do conector j, vc deve distribuir o codigo fonte da sua alteração na lib junto com sua aplicação. Ou seja, vc deve liberar só a alteração na lib, a aplicação em si continua protegida de ser aberta…