Olá.
Gostaria de saber se alguém ja licenciou algum software sob alguma licença de open-source (como gpl ou lgpl).
Este é um assunto bastante polêmico (já vi muitas discussões sobre isso). Afinal de contas, essas licenças são americanas e não são tratadas exatamente da mesma forma aqui no Brasil.
Gostaria também de saber se é necessário fazer algum copyright do software para licenciá-lo sob a gpl ou lgpl.
Se eu não quiser usar gpl ou lgpl, qual outra licença open-source (que seja internacionalmente conhecida e válida) poderia, por exemplo, utilizar para licenciar o software???
Bem, faço todas estas perguntas pois estou desenvolvendo um framework e gostária de liberá-lo no source forge, mas para isso preciso ter uma licença.
Obrigado,
Leandro.
Licenciamento de software no Brasil - dicas
5 Respostas
Use o Creative Commons, ele foi adequado para a legislação de muitos países.
Você tocou em assunto de meu interesse, te pesso até desculpas não quero tirar o foco de sua pergunta mais onde e como consigo fazer um copyright de software ??? quem aqui no Brasil é responsavel por isso, vou ficar muito agradecido se alguém souber… 
Se for open-source acho que apenas incluir um arquivo License.txt e Licença.txt com o contrato já é o suficiente. Também é bom colocar o contrato como comentário em todos os seus códigos-fonte.
Se for closed-source te recomendo registrar num cartório (ofício de notas).
Também dá para registrar a propriedade em qualquer biblioteca nacional, como se registra livros, letras de músicas, etc. Ele analisam e te dão um comprovante. That’s it.
Código proprietário tem uma entidade regulamentadora própria, INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
[]'s
Sim. Só que para vc registrar o seu software lá é um processo caro e muito, mas muito burocrático. Apenas empresas grandes vão ter condições de fazer isso.