Licenciamento para Jdeveloper

Bom dia a todos.

Estou pesquisando algumas IDE’s para devenvolvimento Java com o objetivo de conciliar produtividade, facilidade de manutenção, integração entre outras coisas e acabei me simpatizando com o Jdeveloper.
A Oracle diz que a sua IDE é livre, porém, se utilizar o Weblogic existe a a necessidade do pagamento de licenças e se for utilizado outro servidor (por exemplo TomCat) são necessárias as licenças do ADF.
Por acaso alguém conhece uma forma de desenvolvimento, usando o Jdeveloper, que não obrigue o pagamento de licenças?
Se eu desenvolver meu aplicativo Web (com os componentes ADF) e hospedá-lo em um host usando TomCat ele vai funcionar ou vai dar erro pela falta da licença?

Obrigado pelas respostas.

Ola,

Realmente para você usar o ADF você precisa das licenças de uso. Caso adquira o Weblogic as licenças ja fazem parte do pacote. Se você usar o ADF no Tomcat pode funcionar normalmente pois as licenças da Oracle apenas restringe o uso comercialmente falando mas não tecnicamente ou seja você pode baixar produtos Oracle e utilizar mas se for para ambientes de produção estará comentando uma infração.

O Oracle ADF é baseado no apache trinidad, de uma olhada em http://oss.oracle.com/trinidad-adf-faces.html. Esse é free.

Ainda existem outras opções para usar JSF free como Rich Faces, Icefaces e outros.

Abs

Muito obrigado pela resposta nellson.
Com isso você quer dizer que posso utilizar Jdeveloper, TomCat e, por exemplo, trinidad-adf-faces, sem correr o risco de estar infringindo qualquer lei de direitos de propriedade intelectual?

Abs

Exatamente.

O tomcat como sabemos é free. Tal como o Jdev e o trindad-adf-faces. Obviamente o Oracle ADF deve ter diferenciais em relação ao Trinidad, mas então seria necessario pagar as licenças.

Isso esclarece minha dúvida nellson.

Valeu pela dica. Obrigado.