Boa tarde.
Estou incluindo um sistema de pontoação em um site meu. O esquema é possibilitar que os usuários (apenas os cadastrados e logados) do site votem nas colunas/artigos do site. Eles podem votar em quantas colunas/artigos eles quiserem. Mas eu queria limitar a um voto por coluna/artigo por dia. Eu poderia fazer isso facilmente inserindo alguns poucos dados no BD, mas não estou muito interessado em ficar armazenando nada por causa disso.
Alguém sabe de uma maneira de se resolver isso? Sem o uso do banco de dados?
Grato.
Abraço, Bottoni
Você poderia usar cookies, mas não há nada que impeça o usuário de limpar os cookies (ou usar outro navegador, ou sei lá o quê) para evitar essa limitação. Além disso, como o relógio da máquina cliente não está perfeitamente sincronizado com o seu*, pode ser, por exemplo, que o cara que quer votar ou acessar seja simplesmente barrado por problemas de defasagem de horários
- Por exemplo, nada impede que o relógio do computador da máquina cliente não esteja em 01/01/2000, por exemplo, que é uma data que pode ocorrer se a bateria do relógio CMOS do computador estiver descarregada
Cara, nao vejo outra alternativa, pois todas as informacoes do usuario sao perdidas no timeout da sessao, consequentemente, para validar o voto do usuario voce tera que ir ate a base de dados ao menos 1 vez. Creio que qualquer outra maneira podera se tornar uma “baita de uma gambiarra”…rsrsr…coisas feias mesmo! Por exemplo, voce poderia manter um Map na memoria contendo o usuario como chave e uma lista de votos realizados por ele, mas se o servidor cair voce perdera a informacao dos usuarios e dos votos, e com isso o usuario podera votar novamente.
T+
ehh…
Acho que não vai ter como escapar do BD então :?
Mas valeu aew galera!
Abraço, Bottoni