Até que ponto é possível utilizar o tomcat? Estamos desenvolvendo uma aplicação que funcionará como um sistema de avaliação. Meu principal agravante é o número de conexãoes simultâneas, pois existirão horas em que um grande grupo de usuários executarão acesso simultâneo. Podem surgir complicações com tomcat? Ele suporta isso numa boa, ou devo utilizálo só para testes em desenvolvimento? Qual outra opção eu teria de webcontainer open source?
Limites do Tomcat
11 Respostas
pelo que eu saiba o TomCat é exemplo pra qualquer outro conteiner Servlet, incluido os comerciais…
quer dizer, o TomCat é o carro chefe em materia de implementacao jsp e servlet…
eu acho, que se ele nao suportar, ninguem suporta (se falei besteira!?!?!)
depois, existem os conteiner EJB como o jBoss, q sao mais poderosos
Se um tomcat não aguentar o tranco, utilize um array de servidores com load-balancing e não é dificil de configurar.
Só para dar uma referência à idéia do louds de usar um array de tomcats, no site do O’Reilly há um artigo explicando como montar uma estrutura para criar um cluster de Tomcats usando Jini: http://www.onjava.com/pub/a/onjava/2002/07/17/tomcluster.html. Se alguém pensar em implementar o sistema, dê um toque aí.
Que tal pensar no JBoss ?
Ele estende as funcionalidades do TomCat, adicionando suporte para cluster/load balance, etc.
Outro fator que acho extremamente útil no JBoss é a possiblidade de se fazer hot-deploy. Assim vou alterando as minhas servlets, classes, etc, sem a necessidade de baixar e subir o container novamente.
Mas é interessante conhecer pelo menos o básico de um container. Como já foi dito anteriormente o TomCat é uma referencia para os outros Comerciais.
[]s, Welington B. Souza
Detalhe o JBoss também é free 
Max, tome cuidado com alguns tipos de associação que voce faz…
O Tomcat é tido como a implementação de referência para as especificações de Servlets e JSP. Mas implementação de referência quer dizer apenas que o Tomcat é mais uma parte da especificação, só que ao invés de ser um mero bloco de papel, é um monte de código. Então, fornecedores comerciais podem se basear no COMPORTAMENTO do Tomcat para desenvolver os seus containers. Eles não necessariamente precisam usar o código do Tomcat como exemplo, mas sim os seu COMPORTAMENTO.
Voce nunca leu o codigo do Tomcat né? 
Minha sugestão, aqui, é: se o Tomcat não aguentar, mude pro Jetty, ou use um JBoss com o Jetty integrado. Simples, open source, rodam bem. 
Obrigado pessoal…
CV, realmente nunca vi o codigo do tomcat própriamente dito… apenas li a respeito…
nao entendi o q vc quis dizer com isso, oq vou descobrir quando visualizar o codigo ??? fiquei curioso 
Outra cois que completa o que o CV disse, é que mesmo o TomCat sendo uma referência de implementação (segue a especificaçao), isto não quer dizer que é um excelente produto para todas as situações. Veja um teste de performance comparando a quantidade de paginas atendidas por segundo de alguns containers: http://radio.weblogs.com/0107789/stories/2002/05/28/isTomcatCrap.html
Vale lembrar que testes deste tipo são tendenciosos, o que que recomendo é que vc faça os testes com as suas aplicações, e leve em conta o volume de requisições que vc tem e o quanto vc tem para pagar em um produto comercial.
[]s, Welington B. Souza
Eu me refereria a uma solução mais simples, algo como usar apache + mod_jk + PLB para fazer load balancing. 2-3 horas máximo voce tem 1 array inteiro configurado.
Sugiro voce pensar no Sun One Web Server 6.0 para seu ambiente de produção, Cluster e LB built-in com 20 min pra configurar…
Use o Tomcat ou JBOSS no ambiente de desenvolvimento.
Excelente robustes e perofmance ( 6 x mais rapido que apache+tomcat ).
http://wwws.sun.com/software/products/web_srvr/home_web_srvr.html