Limpeza no banco de dados

9 respostas
T

Paz para todos, gente estou iniciando em java, recentemente fiz um sistema em desktop de cadastro de prontuarios para uma pequena clinica, do tipo cadastro de clientes e tal, ficou legal implementei uma rotina de backup e ta funcionando, tudo sem reclamações(por enquanto) , o banco é MySQL, mas surgiu uma duvida, será que alguem conhece uma rotina que me ajude a fazer uma limpeza no banco, tipo anualmente , sabe , para quando o banco tiver uma quantidade grande de registros, algo para fazer uma limpeza, sera possivel faze-lo em java, em outras linguagens existe algo parecido, em java também deve ter, se puderem me ajudar, abs. :stuck_out_tongue:

9 Respostas

doravan

Amigo, você está utilizando um Framework para persistência?

luxu

amigo mas se a idéia de BD são guardar infos vc vai destruí-las?

T

Não estou usando um framework especifico para persistência, e não quis dizer destruir dados do banco, mas tipo criar um arquivo do tipo “old” para guardar registros muito antigos, para evitar que quando o banco esteja com uma quantidade muito grande de registros , isso prejudique a performance .

luxu

crie backups entaum, seria isso?

T

Pessoal, mas alguem poderia me dar alguma dica sobre a questão que levantei no topico.

Anime

Não entendi, não vai usar as informações, se limpar fica estranho, não?

Você quer fazer um backup automatico, ai não é limpeza… :roll:

T

Pois é, acho que a culpa é minha, não estou conseguindo me expressão com exatidão, em alguns negocios como clinicas por exemplo existe a necessidade de fazer uma “limpeza” no banco, que na verdade é um backup que vc realiza em determinadas tabelas com tuplas de um período x a y. Na verdade estes dados não devem ser destruidos , mas devem ser retirados do banco. Bom no caso acho que devo criar uma rotina de backup automatizada e guardar esse arquivo sql em um local que permita sua recuperação. Vlw ae gente.

F

Faça o seguinte…

Copie os dados que você deseja “guardar” para tabelas histórico (Ex. Paciente -> PacienteHist). A tabela pode ter as mesmas colunas, talvez você deva acrescentar a data que foi movido para o histórico ou alguma outra informação, mas você deve fornecer uma maneira do usuário pesquisar as informações históricas. Só faça isso se o volume de dados estiver realmente impactando na performance do sistema ou se a clinica achar realmente necessário.

Você pode ainda criar indices no banco de dados para melhorar a performance. ex crie um indice pelo nome do paciente, geralmente as consultas são realizadas por nome ou pela data do agendamento.

Um banco de dados de uma clinica pequena não deve ter mais de 30.000 registros por ano e esse volume de dados para um banco de dados é muito pequeno.

Abraço,

Fred

T

Agradeço aos colegas que postaram antes, mas você conseguiu entender exatamente minha necessidade, obrigado pela dica, acho que preciso estudar mais as caracteristicas de servidores de banco como mysql, sqlserver e outros , para poder definir quando e se havera necessidade disso. :wink:

Criado 11 de outubro de 2011
Ultima resposta 17 de out. de 2011
Respostas 9
Participantes 5