Linguagem alternativa

45 respostas
S

E aee galeraa.

eu quero uma opinião de vocês…
preciso fazer um programa para uma loja de autopeças pequena
um programa simples pra registrar as peças da loja e informar preço, quantidade de unidades no estoque,
um sistema simples de busca para as peças e coisas do genero.
ate onde eu vi em java isso nao é possivel, pois nao tem banco de dados
entao gostaria de saber uma linguagem em que isso fosse pratico e nao muito complicado

conto com a colaboração de vocês, obrigado pela atençao
abraços

45 Respostas

caio_ferreira

o banco de dados vc utiliza qualquer um, vc vai precisar de um para guardar os dados das peças, etc.

rafaelglauber

Oi,

Que tal isso? Vai sair mais barato.

S

valeu,
até pensei em procurar um pronto
mas eu gostaria mesmo de desenvolver um
eu quero poder cobrar por isso
e eu nao vou cobrar o cara por um programa que eu baixei da net
mesmo ele sendo um leigo x)
se alguem mais puder ajudar eu agradeço

Fabi_s

Com Java você pode acessar banco de dados também…

Como diz um professor meu:
“o Java é lindo”
:smiley:

joede.fadel
uma classe que faz conexão com 3 bancos de dados pra te ajudar
package utf.dao;

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;

public class DataBase {

private DataBase() {
	}

//classe de conexão com o banco de dados access
	public static Connection getConnection3() {
		Connection con = null;

try {

Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");
			con = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:webcar");

} catch (Exception e) {
			e.printStackTrace();
		}
		return con;
	}

//classe de conexão com o banco de dados SQL Server
	public static Connection getConnection2() {
		Connection con = null;

try {
			Class.forName("com.microsoft.jdbc.sqlserver.SQLServerDriver");
			con =
				DriverManager.getConnection(
					"jdbc:microsoft:sqlserver://localhost:1433;databaseName=BDTESTE;",
					"sa",
					"senha");
		} catch (Exception e) {
			e.printStackTrace();
		}
		return con;
	}
	//	classe de conexão com o banco de dados PostgreSQL
	public static Connection getConnection() {
		Connection con = null;

try {
			Class.forName("org.postgresql.Driver");

con =
				DriverManager.getConnection(
					"jdbc:postgresql://localhost:5432/banco",
					"postgres",
					"admin");

} catch (Exception e) {
			e.printStackTrace();
		}
		return con;
	}

}
berg.pb

Cara se tu não quer trabalhar com banco de dados, vai ter entao que armazenar os dados em arquivos.
Vai por mim, manipulação de arquivos além de ser mais chato, há maor probabilidade de erro de persistência dos dados.

Agora, e vc não quer ‘perder tempo’ com java, pega lá um MsAccess da vida, que é ‘banco de dados’ e trabalha com forumlário, programação básica e coisa e tal…

Porém, eu no seu lugar, ia estudar Java!

Abraços

rafaelglauber

snot:
valeu,
até pensei em procurar um pronto
mas eu gostaria mesmo de desenvolver um
eu quero poder cobrar por isso
e eu nao vou cobrar o cara por um programa que eu baixei da net
mesmo ele sendo um leigo x)
se alguem mais puder ajudar eu agradeço

Ai você cobra pela consultoria, e não pelo software…até por que a maioria é shareware e o cliente terá que pagar mesmo, você cobra a instalação, a indicação…nem sempre temos que desenvolver tudo, como profissional de TI você pode ganhar dinheiro de outras formas que não desenvolvendo.

Eduardo_Bregaida

Bixo estuda a apostila FJ 28… http://caelum.com.br/treinamentos/fj-28-vraptor-hibernate-ajax/ Acho q pode te ajudar

S

desculpa a demora para voltar aqui novamente…
tive que afastar um pouco
obrigado pelas diacas e sugestoes
pretendo tentar algo do tipo banco de dados SQL

só tenho uma duvida
em alguns artigos que li encontrei coisas do genero dizendo que deviamos primeiro criar uma conexao com banco de dados, inclusive esse tipo, JDBC.

essas “conexoes” citadas nao significam um acesso a internet nao neh?!

desculpem a quantidade grande de besteiras aqui, mas nunca fiz nada do tipo entao as duvidas sao muitas
continuarei pesquisando,
obrigado pela ajuda

Eduardo_Bregaida

snot:
desculpa a demora para voltar aqui novamente…
tive que afastar um pouco
obrigado pelas diacas e sugestoes
pretendo tentar algo do tipo banco de dados SQL

só tenho uma duvida
em alguns artigos que li encontrei coisas do genero dizendo que deviamos primeiro criar uma conexao com banco de dados, inclusive esse tipo, JDBC.

essas “conexoes” citadas nao significam um acesso a internet nao neh?!

desculpem a quantidade grande de besteiras aqui, mas nunca fiz nada do tipo entao as duvidas sao muitas
continuarei pesquisando,
obrigado pela ajuda

Não, conexão com o banco é uma ponte ente sua aplicação e a base de dados :smiley:

Eduardo_Bregaida

Dicas:
Modele bem seu projeto, crie seus DAOS, depois pensa na camada de apresentação. :smiley:

S

ahh valeu cara

nossa… to ficando muito confuso
tudo que eu quero é um programa onde eu possa registrar informaçoes e apos reiniciar o pc as informaçoes estarem la

isso é mesmo questao de banco de dados neh?!

valeus

S

haha, suas besteiras já estão desculpadas ^^. Todo mundo passa pela fase de principiante ( eu estou nela!), então não se preocupe. Quanto a java, é uma excelente linguagem para APRENDER porque quem SABE JAVA APRENDE QUALQUER COISA. Se vc quer aprender a programar, comece por C e vá para JAVA caso ja saiba mexer com WEB, senão começe com C, depois HTML, Javascript, e por fim Java.

Agora, se o que vc quer não é aprender mas sim fazer logo de uma vez esse sistema, sugiro linguagens como VB. São boas para este tipo de solução, apesar de não serem poderosas como java dá conta. Pra que aprender a pilotar um helicoptero se vc quer ir daqui até a esquina? :wink:

O que se parece com java é C# ( e a extinta J#). São da microsoft, muito fáceis de aprender e usar. O problema é que depende muito da ferramenta… como tudo já esta prontinho vc não vai aprender de verdade com essas linguagens.

Sugestão: se vc tiver tempo, começe com pequenos programinhas JAVA e salve-os. Faça uma “biblioteca” com todos os seus programas, quando vc for usar alguma coisa que já fez basta consultar os códigos.

Boa sorte no seu sistema :wink:

Eduardo_Bregaida

shamanpyro:
haha, suas besteiras já estão desculpadas ^^. Todo mundo passa pela fase de principiante ( eu estou nela!), então não se preocupe. Quanto a java, é uma excelente linguagem para APRENDER porque quem SABE JAVA APRENDE QUALQUER COISA. Se vc quer aprender a programar, comece por C e vá para JAVA caso ja saiba mexer com WEB, senão começe com C, depois HTML, Javascript, e por fim Java.

Agora, se o que vc quer não é aprender mas sim fazer logo de uma vez esse sistema, sugiro linguagens como VB. São boas para este tipo de solução, apesar de não serem poderosas como java dá conta. Pra que aprender a pilotar um helicoptero se vc quer ir daqui até a esquina? :wink:

O que se parece com java é C# ( e a extinta J#). São da microsoft, muito fáceis de aprender e usar. O problema é que depende muito da ferramenta… como tudo já esta prontinho vc não vai aprender de verdade com essas linguagens.

Sugestão: se vc tiver tempo, começe com pequenos programinhas JAVA e salve-os. Faça uma “biblioteca” com todos os seus programas, quando vc for usar alguma coisa que já fez basta consultar os códigos.

Boa sorte no seu sistema :wink:

Nem adianta falar pra começar com C… essa história de quem sabe C, sabe tudo, não é bem assim pra POO, oq ele precisa é saber bem os conceitos de POO e aprender bem a base do Java.

T

C?
Eu não comecei com C e não recomendo a ninguém começar por C.
É o equivalente a “para chegar ao Reino dos Céus você precisa ajoelhar no milho, porque eu tive de ajoelhar no milho quando era criança”. Francamente!

Raffrel

Eduardo Bregaida wrote:
shamanpyro wrote:haha, suas besteiras já estão desculpadas ^^. Todo mundo passa pela fase de principiante ( eu estou nela!), então não se preocupe. Quanto a java, é uma excelente linguagem para APRENDER porque quem SABE JAVA APRENDE QUALQUER COISA. Se vc quer aprender a programar, comece por C e vá para JAVA caso ja saiba mexer com WEB, senão começe com C, depois HTML, Javascript, e por fim Java.

Agora, se o que vc quer não é aprender mas sim fazer logo de uma vez esse sistema, sugiro linguagens como VB. São boas para este tipo de solução, apesar de não serem poderosas como java dá conta. Pra que aprender a pilotar um helicoptero se vc quer ir daqui até a esquina?

O que se parece com java é C# ( e a extinta J#). São da microsoft, muito fáceis de aprender e usar. O problema é que depende muito da ferramenta... como tudo já esta prontinho vc não vai aprender de verdade com essas linguagens.

Sugestão: se vc tiver tempo, começe com pequenos programinhas JAVA e salve-os. Faça uma "biblioteca" com todos os seus programas, quando vc for usar alguma coisa que já fez basta consultar os códigos.

Boa sorte no seu sistema

Nem adianta falar pra começar com C… essa história de quem sabe C, sabe tudo, não é bem assim pra POO, oq ele precisa é saber bem os conceitos de POO e aprender bem a base do Java.

Estou começando agora um curso de JAVA na globalcode como apresento na minha assinatura. rsrs
Acredito que seja uma das melhores formas de se atualizar e crescer em uma linguagem especifica.
Se você snot tem alguma possibilidade de participar de um curso. participe. ele te trará muitas vantagens. muito conheçimento.
e dps é só conseguir experiencia. programas aos poucos serão faceis de fazer futuramente.
A base de tudo é o estudo :lol:
(Eu acredito) rsrsrs

MiltonBastos

snot:
E aee galeraa.

eu quero uma opinião de vocês…
preciso fazer um programa para uma loja de autopeças pequena
um programa simples pra registrar as peças da loja e informar preço, quantidade de unidades no estoque,
um sistema simples de busca para as peças e coisas do genero.
ate onde eu vi em java isso nao é possivel, pois nao tem banco de dados
entao gostaria de saber uma linguagem em que isso fosse pratico e nao muito complicado

conto com a colaboração de vocês, obrigado pela atençao
abraços

Só por curiosidade…
Quantos anos vc tem?

Fez faculdade, algum curso na área?

Vejo o pessoal acima falando pra vc estudar C, JavaScript, HTML, Java,
VRaptor, Hibernate, Ajax, e o escambau…
Mas pra começar: vc já programou alguma vez?

Que conhecimento vc tem atualmente?

S

tenho 18 anos
e tive java na materia “linguagens da programaçao” da universidade UFABC
fiquei com conceito A (nao que isso signifique alguma coisa neh, mas…)

eu sei programar o basico, resolver alguns algoritmos
estou aprendendo usar algumas ferramentas do JFrame
meu problema nao é programar
só preciso de uma maneira para guardar as informaçoes registradas no programa
e nao tenho a minima ideia de como faz isso
tudo que fiz ate hoje consistia em fazer algo que resolvesse um problema momentaneo
e nada que ficasse registrado esperando por um proximo acesso

S

hey peguem leve, só dei conselhos pra ele. Acho que C é uma boa linguagem sim, porque não? Claro que java vc precisa de conceitos de POO, e nunca disse que quem aprende C aprende qualquer coisa, mas quem aprende java do zero encontra facilidades quando vai trabalhar com C# por exemplo.

Fica ressaltado que sou principiante também e me reservo o direito de errar, considerem que o que coloco aqui são as minhas opiniões e não a verdade absoluta do universo.

Eu vi que o cara tá com boa vontade de aprender e mantenho minha opinião:se ele quer aprender começe por uma linguagem estruturada ou POO… menos a evento.

Ah, vocês são livres para desconsiderar minhas opiniões :wink:

S

dahora a UFABC… eu nem sabia que dava pra entrar só pelo enem, se soubesse entrava aí =P. To na USP, fica mais perto que aqui. Então cara… vc vai ver que só com o que te ensinam na escola não é suficiente. Pelo jeito te falta vivencia na área ( obs: tb tenho só 18 ). Mas não se preocupe: a sua facul valoriza a formação científica: algorítmos, calculos, etc. A parte de negócio, sistemas e etc eles não abordarão com tanta enfase. Apenas relaxe, se quiser saber sobre isso o pessoal aqui te ajuda com a maior boa vontade :wink:
Boa sorte

S

dahora a UFABC… eu nem sabia que dava pra entrar só pelo enem, se soubesse entrava aí =P. To na USP, fica mais perto pra mim. Então cara… vc vai ver que só com o que te ensinam na escola não é suficiente. Pelo jeito te falta vivencia na área ( obs: tb tenho só 18 ). Mas não se preocupe: a sua facul valoriza a formação científica: algorítmos, calculos, etc. A parte de negócio, sistemas e etc eles não abordarão com tanta enfase. Apenas relaxe, se quiser saber sobre isso o pessoal aqui te ajuda com a maior boa vontade :wink:
Boa sorte

Raffrel

shamanpyro wrote:
hey peguem leve, só dei conselhos pra ele. Acho que C é uma boa linguagem sim, porque não? Claro que java vc precisa de conceitos de POO, e nunca disse que quem aprende C aprende qualquer coisa, mas quem aprende java do zero encontra facilidades quando vai trabalhar com C# por exemplo.

Fica ressaltado que sou principiante também e me reservo o direito de errar, considerem que o que coloco aqui são as minhas opiniões e não a verdade absoluta do universo.

Eu vi que o cara tá com boa vontade de aprender e mantenho minha opinião:se ele quer aprender começe por uma linguagem estruturada ou POO… menos a evento.

Ah, vocês são livres para desconsiderar minhas opiniões

Não pense que estou te criticando. só acrescentei um comentario para seu post.
Acredito que discussões não levam a nada. o melhor é tentar ler o maximo possivel e aprender.
:smiley:

Eduardo_Bregaida

shamanpyro:

Ah, vocês são livres para desconsiderar minhas opiniões ;)

Não estamos desconsiderando, o fato é q se vc acostuma a programar de modo estruturado, vc vai acabar programando em Java de modo estruturado e oq acontece? o código fica aquela zona.
Java puro e simples não é dificil de aprender basta fazer um bom curso ou ler uma boa apostila, aconselho a apostila FJ11 da Caelum :smiley:

S

concordo =P comecei estruturado e mantive assim por muito tempo. Ainda hj eu me vejo fazendo algumas rotinas assim. Mas isso agente melhora com o tempo né… sermos um pouco melhor do que fomos ontem^^

S

poxa a UFBAC é legal sim cara
pertinho pra mim
tentei eng. da comp. na usp, mas nao me dei muito bem na 2ª fase

realmente, o pessoal daqui tem muito boa vontade de ajudar…
sempre respondem rapidinho

vou desenvolvendo o programa aqui em Java mesmo
espero encontrar uma soluçao para o meu problema

valeus
=D

Rubem_Azenha

Um dia desses você vai ter uma materia “Banco de Dados” da vida e ela vai ensinar o jeito “padrão” de armazenar coisas.

MiltonBastos

snot:
tenho 18 anos

só preciso de uma maneira para guardar as informaçoes registradas no programa
tudo que fiz ate hoje consistia em fazer algo que resolvesse um problema momentaneo
e nada que ficasse registrado esperando por um proximo acesso

Neste caso, vc precisa realmente estudar Banco de Dados, que pelo visto
vc ainda não conhece absolutamente nada.
Vc tem pressa em entregar esse sisteminha de controle de estoque?

Vc pretende fazer em Java mesmo? Se sim, e se vc já tem uma base boa
em Java para desenvolver, ótimo… basta vc estudar JDBC.
E também vai ter que obrigatoriamente aprender Banco de Dados.
Aprender os conceitos primeiro, de como deve funcionar um sistema
de banco de dados, e também um sistema gerenciador de banco de
dados (SGBD). Depois, escolher o banco de dados que vc pretende
usar: Oracle, MS-SQL Server, MySQL, Postgres, etc…
E então aprender a trabalhar com o SGBD que vc escolher!

Raffrel

snot wrote:tenho 18 anos

preciso de uma maneira para guardar as informaçoes registradas no programa

e nada que ficasse registrado esperando por um proximo acesso </blockquote>

Axo que a linguagem mais facil para você fazer um programa se ele for IMPORTANTISSIMO* é c#.net

Existe varios exemplos na net ± dando o programa inteiro.  você aprender a logica.

Dps aconselho por tudo que  me falaram ir pra JAVA.

Estou querendo , mais querendo muito comer* JAVA =)

não largo mais o eclipse haha

8)
S

MiltonBastos ,

é sim, tenho uma certa urgencia e nem conheço nada de banco de dados mesmo
muito obrigado pelas dicas… era algo asism que eu estava querendo ouvir
tentarei seguir sua sequencia

obrigado

claudneto

Todas as linguagens são excelentes ( :? )…tem algumas que são mais chatas, outras que são mais difíceis, mas todas tem uns motivos pra serem consideradas melhores que outras…

Java é ótima por ter sido baseada em C e ser multi-plataforma e ainda ser orientada a objetos.

C é uma ótima linguagem…até mesmo pq se C não existisse, os compiladores de Java tbm não (eles fariam em outra linguagem, mas os compiladores de Java existentes são em C).

Pascal é uma ótima linguagem pra começar a programar, é fácil a sintaxe.

HTML tbm, pois não precisa de lógica de programação, mas dai foge um pouco do caminho.

Então é difícil falar pra alguém começar com certa linguagem.

Eu por exemplo comecei por Java e estou em Java! (HTML pra templates e um pouco de Actionscript foram minhas outras “linguagens” antes de Java).

F

Olá galera,

Concordo com o claudneto , todas linguagens são excelentes, sou Javamaniaco, mais uma coisa é certa e não podemos negar, a Ling. C tem um poder bem maior que Java, falo isso pq tem coisas que não consseguimos fazer com Java, exemplo: manipular diretamente com o processador, amadores de exploits igual a mim sabemos disso, mais que Java é Java não tem como negar, fantastica linguagem …

Abraços …

int $0x80

S

haha, ‘NullPointerException’… só Java mesmo =P. Estranhei um pouco java pq n tem ponteiros(pelo menos não ví até agora.). Uma explicação plausível é que java não roda na máquina efetivamente, e sim na JVM. Então como acessar ponteiros e mexer com processador? Posso estar enganado =P

P

O que os 4 ultimos replies falaram de besteira… Triste viu.

paulofafism

Para desenvolver um sistema que armazene dados primeiramente vc terá que aprender sobre banco de dados pois será a base do seu sistema e logico aprender a programar em uma linguagem qualquer. Se tiver com muita urgencia sugiro a aprender Delphi ou C# por possuirem uma IDE bastante avançada

S

Eu avisei que posso estar enganado. Podemos dizer algo só quando temos certeza ou podemos supor situações também. Nenhum dos dois é crime, tendo em vista que deixei claro que ‘posso estar enganado’.

Agora, um comentário pra aqueles que não erram/arriscam:
A filosofia começou assim, com suposições. Se nunca supossemos nada, não descobriríamos nada.

Erro, admito mas tento.

Sou Humano :wink:

P

shamanpyro:

O que os 4 ultimos replies falaram de besteira… Triste viu.

Eu avisei que posso estar enganado. Podemos dizer algo só quando temos certeza ou podemos supor situações também. Nenhum dos dois é crime, tendo em vista que deixei claro que ‘posso estar enganado’.

Agora, um comentário pra aqueles que não erram/arriscam:
A filosofia começou assim, com suposições. Se nunca supossemos nada, não descobriríamos nada.

Erro, admito mas tento.

Sou Humano :wink:

Eu nao estava falando de você. Eu me referi errado. Me referi ao primeiro e o segundo dessa pagina e mais algum. (Java baseado em C, e mais um monte de coisas).

Java por fato nao tem ponteiros a nivel de linguagem, mas a nivel de JVM tem, claro. Nao tem ponteiros porque dao muito poder, mas podem matar o programador também. quem “controla” ponteiros é a JVM.

Link_pg

Olá!

“Sergio Figueras”:
Eu nao estava falando de você. Eu me referi errado. Me referi ao primeiro e o segundo dessa pagina e mais algum. (Java baseado em C, e mais um monte de coisas).

Java por fato nao tem ponteiros a nivel de linguagem, mas a nivel de JVM tem, claro. Nao tem ponteiros porque dao muito poder, mas podem matar o programador também. quem “controla” ponteiros é a JVM.

Não que eu não concorde contigo, só peço para evitar falar disso, pois pelo que lembro esse tipo de assunto costuma render… :smiley:

Abraços

S

sem problemas :wink: . Quando comecei a programar, em C, eu gostava de brincar com ponteiros. Concordo, claro que java tem ponteiros, mas não adianta muito se é a jvm quem gerencia eles. Também não vejo muita utilidade mostrar estes detalhes ao programador, além do aprendizado, é claro.

Conselho anotado :idea:

Edit: troquei os smiles pq dois :wink: na mesma frase ficou muito gay :?

F

Olá,

Galera, não levem a mal os comentários de outras linguagens, pq se estamos nesse forum, é pq todos nós amamos JAVA, e justamente como o shamanpyro disse, a JVM que controla tudo em Java, mas para algumas pessoas é fundamental poder manipular os ponteiros como na Ling. C, coisa de doido né, rsrs, adoro várias linguagens, cada uma tem o seu encanto, as minhas preferidas são (Cobol, Delphi, Perl, Ling. C, JAVA e Assembly), abraço a todos …

S

o cara curte assembly… eu heim :?

S

nossa…
aconversa foi longe aqui hein rsrs…
tô vendo que eu nao manjo é nada mesmo…

galera, qual é a linguagem que é usada pra fazer aqueles programas bem pobres visualmente, que geralmente têm fundo azul, você apenas digita as coisas e as informaçoes vão aparecendo?
aqueles geralmente usados em locadoras, lojas de peças e coisas do genero.
devido a minha pressa acho que vou optar por fazer algo mais pobre antes, depois faço em Java com todo prazer rs

S

Pode ser em COBOL ou C… deve ter mais linguagens que fazem isso. Bom, eu por exemplo comecei com C e fazia aqueles programas ‘pobres’. Se tua praia é a questão visual, vai fundo. Agora, eu to mexendo com sistemas com uma boa interface gráfica, mas isso não me impressiona mais. Sinceramente, gasta muito tempo na GUI, tempo que poderia ser usado para aprimorar o sistema, se adequar melhor ao cliente. Minha praia é projetar, ver os fluxos, codificar o programa. A interface gráfica eu até faço… mas ainda acho que gasta tempo demais dependendo do seu caso. Se for pra fazer sistemas comerciais convencionais, os ambientes de desenvolvimento como NetBeans para Java ajudam muito. Em alguns casos, compensa mais fazer alguns pedaços no braço.

No projeto que estou fazendo como TCC, em java, a parte funcional fiz em 5, 6 meses. Estamos em outubro(mes 10) e não terminei ainda… tudo por causa da perfumaria que os clientes ( e professores) tanto gostam. Tá legalzinha a GUI, mas sinceramente… dobrou o tempo de desenvolvimento

S

rsrss peguei a biblia do Java (Deitel) lá na facul…
comecei ler bando de dados, SQL, baixei MySql
instalei, instalei tambem o conector/j
se bem que parece que na minha IDE do NetBeans ja tinha instalado o conector

agora não sei qual o proximo passo.
alguem aqui manja de sql?
eu li algo relacionado a tabelas,
mas nao tenho ideia de como fazer essas tabelas de banco de dados

minha duvida agora é a seguinte, como construir um banco de dados?
espero que possam me ajudar
valeus

Andre_Fonseca

oi

se você estiver usando o MySQL por linha de comando pode começar tentando fazer um

create table

abs

P

O proximo passo é estudar arquitetura básica de computadores e processadores. Largar essa mania que a maioria tem de achar que software é algo especifico pra BD. Explorar universos.

Criado 13 de setembro de 2008
Ultima resposta 28 de set. de 2008
Respostas 45
Participantes 18