Estou iniciando dois projetos de aplicativos que serão baseados na web e gostaria da ajuda de vocês. O problema que venho enfrentando é em relação à escolha da linguagem de programação a ser implementada neles. Após muito ler em fóruns e artigos, acabei ficando muito confuso sobre qual seria a mais adequada às minhas necessidades e, pior, não cheguei a uma boa conclusão sobre a relação de Java e grandes aplicativos baseados na web.
Essa poderia ser mais uma pergunta do tipo “Qual é a melhor linguagem de programação?”, mas não é. Tenho um propósito específico e, dessa maneira, é possível excluir algumas opções para se chegar a uma ou mais linguagens de programação. Quem sabe até o Java seja, apesar de, como disse anteriormente, muitos programadores não recomendarem.
Sei que estou num fórum de Java fazendo uma pergunta que envolve outras linguagens, mas acredito que muitos de vocês tenham boa experiência e possam me ajudar.
Olá Felipe, se o seu sistema não for muito grande, uma melhor opção seria usar Ruby on Rails ou PHP, se seu sistema for de médio a grande porte, prefira usar Java, não que o Java não possa ser usado pra pequenas aplicações mas acredito que essas outras linguagens se adequam melhor a sistemas pequenos. Com o Java você terá escalabilidade maior para o seu sistema, porém terá mais complexidade.
Os aplicativos que estou projetando (no sentido documental) são bem completos quando chegarem no seu ideal. Porém, pretendo ir lançando funcionalidades progressivamente. Sendo assim, ele começará mais simples, se encaixando na sua sugestão de Ruby on Rails ou PHP. Então faço uma nova pergunta:
Por mais que os aplicativos não fossem atingir um nível de complexidade maior, por já conhecer o Java, eu poderia programar nele mesmo? Pergunto isto pois gostaria de entender o motivo pelo qual você não recomendou o Java para projetos menores.
Os aplicativos que estou projetando (no sentido documental) são bem completos quando chegarem no seu ideal. Porém, pretendo ir lançando funcionalidades progressivamente. Sendo assim, ele começará mais simples, se encaixando na sua sugestão de Ruby on Rails ou PHP. Então faço uma nova pergunta:
Por mais que os aplicativos não fossem atingir um nível de complexidade maior, por já conhecer o Java, eu poderia programar nele mesmo? Pergunto isto pois gostaria de entender o motivo pelo qual você não recomendou o Java para projetos menores.[/quote]
Poderia sim! Sem problemas, você poderia usar o Java com JSP mesmo, bem básico e talvez JPA pra persistência. Outros frameworks controller view, não acho tão necessário se for sistema pequeno.