Linguagem de Programação para o mercado de trabalho 2020?

Olá pessoal!
Estou levando um tema meio batido aqui, mas vi que os tópicos existentes são antigos.
Quem está já no mercado poderia contribuir nos passando o que estão vendo nos projetos das empresas ou quem tiver sites com dados interessantes.
Minha dúvida surgiu pois conclui Análise e Desenvolvimento de Sistemas e durante o curso tive contato com muitas linguagens, como meu atual emprego não tem relação com TI, uso meu tempo livre estudando, no caso escolhi me aprofundar em Java. No entanto estou vendo um “hype” tremendo com JavaScript. Isso fez me pensar se é uma boa escolha me aprofundar em Java com objetivo de me tornar full-stack? Com Java podemos trabalhar com web, enterprise e mobile. Mas JS já chegou nesse nível com o plus de também usarmos no front-end.
Segundo TIOBE Index, Java continua em 1°, já Stackoverflow 2019 o JS está liderando entre as linguagens mais usadas nos projetos.
Pensando em mercado de trabalho brasileiro, qual o panorama considerando a empregabilidade e a média salarial?
Fiz uma pesquisar básica no site Indeed por vagas de emprego em São Paulo, na data de hoje tive a seguinte quantidade de vagas:
Java - 1.817
JS - 1.521
C# - 806
Python - 950

Tudo depende dos seus objetivos. Depende se você quer uma cidade grande ou interior, trabalhar local ou remoto, ou até sair do país. Defina seu objetivo e escolha as tecnologias com base nele. Você já começou bem, pesquisando popularidade.

4 curtidas