Ola a todos, creio que este seja o lugar adequado a um post desse tipo, sou novo por aqui e gostaria de ajuda dos mais experientes em programação.
Estou desenvolvendo uma aplicação web usando Ruby on Rails, e estou com alguma dificuldade, de começo a aplicação é bem simples.
Apenas um cadastro de alunos onde pede CPF, Nome e Curso, quando criado esses dados vao para um banco MYSQL. Nessa aplicação tenho uma barra de menu onde tem a opçao Home, e um menu “Menu” dropdown, com algumas opçoes, dentre elas, visualisar o cadastro de cada aluno clicando sobre o nome do aluno desejado, e editar=> mais um dropdown aparecendo o nome de cada aluno cadastrado. Minha dificuldade está em setar os links pros alunos cadastrados no menu assim que sao cadastrados, sem eu precisar alterar manualmente no codigo, ou seja, assim que eu cadastrar um aluno, esse aluno ja estar disponivel na barra de menu para acesso.
nao sei se conseguiram entender minha dificuldade e agradeço a ajuda de todos.
Você lista os alunos no dropdown certo? Cadastrar um aluno novo já deveria aparecer no drop (se vc está listando do banco)
Bom ai é que esta o problema, nao estou listando do banco, essa parte eu fiz meio que pra teste com o html… como to começando com RoR nao sei muito bem como faz pra pegar dados do banco.
Ex: Aluno.all
Pretendo arrumar tempo para estudar (e entender) o Ruby on Rails. Alguém saberia informar um bom tutorial ou apostila sobre o assunto?
Desde já agradeço a atenção.
no site da caelum tem uma apostila da hora =]
Mas a apostila é boa? O conteúdo não muito superficial?
Estou setando os alunos na barra de menu direto no codigo html, la no layout mesmo, isso esta certo? ou ha uma outra maneira de se fazer, ou melhor, ha uma maneira mais correta de se fazer?
No controller você joga a lista em uma variável e usa a variável no template. Não tá errado, isso é comum. Bem vindo ao mundo RoR em que os programadores Java estranham muito por causa da aversão a “scriptlet”…rs
Geralmente a galera usa helpers também, mas quando tem uma lógica complexa. Do jeito que você tá fazendo tá certo.
Pois é, estou acostumado com a lógica do Java, e quando me deparei com o MVC pela primeira vez com RoR, fiquei espantado, mas conforme vou aprendendo vai ficando mais facil…
como eu colocaria a lista de alunos do banco em uma variavel la no controller?
[quote=avanguns]Pois é, estou acostumado com a lógica do Java, e quando me deparei com o MVC pela primeira vez com RoR, fiquei espantado, mas conforme vou aprendendo vai ficando mais facil…
como eu colocaria a lista de alunos do banco em uma variavel la no controller?[/quote]
Mas MVC não tá atrelado a tecnologia. O conceito é o mesmo em qualquer linguagem.
Você joga a lista numa variável de instância (@). É Ruby!
E só uma observação sobre os “scriptlets”: não tem nada a ver com Rails. É por causa do template que geralmente utilizamos (erb), mas daria pra usar haml ou algum outro template.
Se você estiver tendo dificuldade quanto a sintaxe do Ruby, sugiro buscar alguma literatura para se familiarizar com a sintaxe e entender como o Ruby funciona.
http://ruby-br.org/?p=48
Vo da uma olhada na sintaxe, ja to um poco familiarizado com a linguagem ruby, mas ainda preciso aprender muito, se tiver mais algumas indicações de tutoriais, ou ate apostilas tambem adiciono na lista pra estudar, ouvi dizer que a caelum tem uma apostila bem bacana, vou dar uma olhada nela…
tem algumas apostilas no site da caelun é só entrar e baixar.