Linguagem + Framework para Desenvolvimento ágil

Olá a todos os amigo do fórum,

Eu imagino que a pergunta talvez seja recorrente, mas eu gostaria da sugestão de vocês.

Estou as vésperas de iniciar um desenvolvimento de um sistema Web, um sistema de pequeno a talvez médio porte, e gostaria da sugestão de vocês quanto a desenvolvimento ágil.

Existem várias opções, RoR Ruby On Rails, VRaptor, Python com Django etc.

No quesito agilidade no desenvolvimento o que vocês sugerem, acimas são só exemplos…

O que eu sugiro em primeiro lugar, é ter cuidado com os termos que você usa.
Ágil, nesse ramo, provavelmente não significa o que você pensa que significa.

Pelo que entendi você quer algo rápido, simples, que aumente sua produtividade.
Quando se fala em desenvolvimento ágil, a gente tem outra coisa em mente

Qualquer umas das que citou, acredito serem boas o suficiente
De Django, não conheço nada (mas a galera do python elogia bastante)
O Rails te facilita muito a vida, com muita coisa pronta. Pra times pequenos acho bem legal.
E acho o Vraptor muito bom também (apesar de não ser fullstack como o Rails)

Posso dizer que você consegue entregar seu projeto com qualquer um que escolher, bastante se dedicar a aprender e usar direito.

É, desenvolvimento ágil é outra coisa… quer saber mais, leia sobre Scrum

Sobre framework que te ajuda na sua produtividade, eu recomendo a vc utilizar o que vc se sente mais confortável em usar…
Ao menos se algo do tipo site, ai já peço pra descartar JSF, mas se for sistemas pode ter seu uso… Me acho muito mais produtivo com JSF, mas há pessoas que são mais com frameworks action based…

O framework webserver mais ágil que já trabalhei foi o ASP.NET MVC, caso servidor ou hospedagem for Windows.

“AbelBueno” e “igor_ks” obrigado pelo exclarecimento e também com relação ao toque, eu realmente me referia a velocidade no desenvolvimento.

“javaflex” Vou dar uma olhada melhor no ASP.NET MVC pode ser interessante também.

Eu gostei muito de trabalhar com Adobe Flex atual Apache Flex + Java, achei bastante interessante, mas fico com o pé atras de iniciar um novo projeto com Flex.

[quote=atgomes]“AbelBueno” e “igor_ks” obrigado pelo exclarecimento e também com relação ao toque, eu realmente me referia a velocidade no desenvolvimento.

“javaflex” Vou dar uma olhada melhor no ASP.NET MVC pode ser interessante também.

Eu gostei muito de trabalhar com Adobe Flex atual Apache Flex + Java, achei bastante interessante, mas fico com o pé atras de iniciar um novo projeto com Flex. [/quote]
Pois é nem pense em fazer coisas novas com Flex.

Além do framework lado servidor, dê uma olhada também em frameworks de frontend como Bootstrap. Framework JS como Knockoutjs também ajuda no lado client.

Experimente tudo que foi sugerido para tomar suas proprias decisoes.

Isso também é um ponto importante a se levar em conta: a hospedagem.
Como é o ambiente aí? São servidores Linux, Windows, vocês têm total liberdade para configurar e instalar software? Ou vão contratar um provedor externo?

Se for um provedor eu escolheria o VRaptor apenas pelo fato que roda em um ambiente mais padronizado (qualquer Web Container serve). Com Ruby, Python ou ASP.NET você vai ter mais dificuldade em conseguir suporte nos provedores.

Isso também é um ponto importante a se levar em conta: a hospedagem.
Como é o ambiente aí? São servidores Linux, Windows, vocês têm total liberdade para configurar e instalar software? Ou vão contratar um provedor externo?

Se for um provedor eu escolheria o VRaptor apenas pelo fato que roda em um ambiente mais padronizado (qualquer Web Container serve). Com Ruby, Python ou ASP.NET você vai ter mais dificuldade em conseguir suporte nos provedores.[/quote]

Esta questão da hospedagem realmente é importante, e com certeza tem de ser levado em consideração, agradeço o toque neste sentido.

Eu sabia que neste sentido eu teria maior problema com o ASP.NET, mas não com os outros citados …