Linguagem funcional, qual aprender?

12 respostas
Luiz-SP

Então pessoal,

Estou estudando Erlang, mas tem um monte de gente falando do scheme e do haskell, qual dessa três vc's se esforçariam para de aprender? Pq?

12 Respostas

louds

Depende do seu foco. Erlang sem dúvida é a linguagem funcional que mais atenção tem recebido nos últimos anos e junto com F# serão as duas mais citadas esse ano. Profissionalmente são as duas mais úteis. Porém se teu objetivo é aprender linguagens funcionais mais a fundo, Haskell e Scheme são duas ótimas pedidas, ou ainda Caml/OCalm se quiser aprender alguma da linhagem do ML. LISP é interessante mas pessoalmente prefiro Scheme por ser mais exuta e legal de usar.

Erlang toca apenas no básico de linguagens funcionais, mas não deixa de ser muito útil aprendê-la.

leo_ap

Se o seu foco é aprender o paradigma funcional, entre as 3 que você citou, eu acho Haskell uma boa opção, por ser mais simples que Erlang. Quanto ao Scheme posso dizer que é uma variação do Lisp. Acredito que Lisp e Scheme tem uma maior documentação e comunidades na internet. Lisp e Scheme são bem parecidas ao aprender uma fica fácil migrar para a outra. Mas acho que o importante no aprendizado independente da linguagem funcional é você aprender a usar bem a orientação a objetos nesse paradigma.

Luiz-SP

Como assim orientação a objetos dentro de uma linguagem funcional?

Luiz-SP

Alguem já viu esse video? O que vc acham?

Luiz-SP

louds:
Depende do seu foco. Erlang sem dúvida é a linguagem funcional que mais atenção tem recebido nos últimos anos e junto com F# serão as duas mais citadas esse ano. Profissionalmente são as duas mais úteis. Porém se teu objetivo é aprender linguagens funcionais mais a fundo, Haskell e Scheme são duas ótimas pedidas, ou ainda Caml/OCalm se quiser aprender alguma da linhagem do ML. LISP é interessante mas pessoalmente prefiro Scheme por ser mais exuta e legal de usar.