Acho que tudo volta a concluir o que eu já falei lá atrás, no post grande:
a) OpenSource é apenas um modelo de negócio. Não solução para todos os problemas do mundo;
b) Não ser OpenSource também não é sinônimo de ser fracassado;
c) Existe mais decisões gerenciais que podem te levar a escolher open source, ou não.
d) O sucesso ou fracasso de empresas envolve uma série de fatores, não só o open source.
Agora, voltemos a pergunta inicial do colega, quem nem sequer envolvia o Open Source.
Deve-se cobrar mais por disponibilizar o código fonte? Muitas empresas tem essa mentalidade e, desde que comecei a fazer estágio, achei pequena. Primeiro, porque é o cliente que está pagando pelo software. Absolutamente todas as linhas de código foram pagas por ele, então, não vejo porque ele não deva ser o detentor delas. Cobrar por isso seria o mesmo que uma concessionária me vender um carro e, caso eu não pague um valor exorbitantemente mais caro, eu não possa abrir o capô.
Segundo, por que não se deve negar a ninguém o direito de escolha. Você pode dar garantias, e dizer que ele as perderá caso opte por fazer uma manutenção com outra pessoa no meio do caminho, mas não deve negar a ele o direito de fazer isso. O dinheiro é dele, a empresa é dele e, se ele quiser ser um péssimo administrador, problema dele.
Terceiro, por que se você fizer um bom trabalho, você não só será contratado novamente para outros projetos, como também recomendado para os amigos dele. E, aliás, o fato do seu sistema ser aberto, e ele ter podido integrar coisas com os programadores dele no SAP, ou qualquer outro sistema gerencial interno, sem ter que recorrer a você, vai contar pontos nesse quesito. Não tem nada mais irritante à um cliente do que ele sentir que foi enganado, e que agora você está obtendo dinheiro dele simplesmente por ele não tem escolha. Você vai passar da empresa legal que desenvolveu um bom software, para o carrasco, o algoz, chupador do dinheiro dele. A cada erro encontrado, ou cada nova integração necessária, ele vai questionar se foi proposital ou não. Por outro lado, não tem argumento de venda melhor do que os programadores do seu próprio cliente dizerem para ele: “Contrate aquele pessoal de novo, o sistema que eles nos integraram é muito bom.”