Linguagem Java Ameaçada

[quote=peczenyj]
É… PHP está chegando e muita gente vai perder o emprego![/quote] :lol: :lol:

[quote=nbluis][quote=peczenyj]
É… PHP está chegando e muita gente vai perder o emprego![/quote] :lol: :lol: [/quote]

Ja viu como muita gente do java tem blog em php (wordpress)?

É só o começo…

[quote=peczenyj][quote=nbluis][quote=peczenyj]
É… PHP está chegando e muita gente vai perder o emprego![/quote] :lol: :lol: [/quote]

É só o começo…[/quote]
:smiley: :smiley: :smiley:

[quote=peczenyj][quote=nbluis][quote=peczenyj]

É só o começo…[/quote]

Há 4 anos a direção do setor onde eu trabalhava antecipou essa necessidade e me “obrigou” a utilizar o PHP (versão 0.007 alpha beta) para um projeto. Cara, isso mudou minha vida!

PHP vai dominar completamente o mercado… E a linguagem que vai tomar o segundo lugar, pra desenvolvimento de sistemas operacionais, será o Ruby. Talvez o C# seja usada, mais vai perder tanto mercado quanto Java… As duas serão esquecidas!

[quote=josenaldo][quote=peczenyj][quote=nbluis][quote=peczenyj]

É só o começo…[/quote]

Há 4 anos a direção do setor onde eu trabalhava antecipou essa necessidade e me “obrigou” a utilizar o PHP (versão 0.007 alpha beta) para um projeto. Cara, isso mudou minha vida!

PHP vai dominar completamente o mercado… E a linguagem que vai tomar o segundo lugar, pra desenvolvimento de sistemas operacionais, será o Ruby. Talvez o C# seja usada, mais vai perder tanto mercado quanto Java… As duas serão esquecidas![/quote]

muito divertido isso tudo…

parecemos os economistas falando se o Brasil vai ganhar grau de investimento esse ano…

Com a reforma tributaria o Brasil pode ganhar grau de investimentos BBB- … OU NÃO…

enfim … sempre certos…

É impressão minha ou eu fui levado à sério? srsrsrsrsrsrsrsrsr

[quote=edpipole][quote=josenaldo][quote=peczenyj][quote=nbluis][quote=peczenyj]

É só o começo…[/quote]

PHP vai dominar completamente o mercado… E a linguagem que vai tomar o segundo lugar, pra desenvolvimento de sistemas operacionais, será o Ruby. Talvez o C# seja usada, mais vai perder tanto mercado quanto Java… As duas serão esquecidas![/quote]

parecemos os economistas falando se o Brasil vai ganhar grau de investimento esse ano…

Com a reforma tributaria o Brasil pode ganhar grau de investimentos BBB- … OU NÃO…

enfim … sempre certos…
[/quote]

Cara, a microsoft não está parada… Vide projetos como o F#, o futuro do vb.net e coisas como LINQ… Deve-se prestar atenção tb na comunidade open-source, com projetos como Castle, spring.net, nhibernate dentre outras coisas…

[quote=josenaldo][quote=peczenyj][quote=nbluis][quote=peczenyj]

É só o começo…[/quote]

enfim … sempre certos…

+1

Desenvolvam softwares de acordo com sua realidade. Precisamos de um mundo paralelo, que ele venha sob uma linguagem naturalmente paralela.

T+

É isso ai mesmo… vai todo mundo trabalhar com .NET que daí eu ganho minha vida fazendo manutenções do que já tem feito em Java… algo como muita gente vem fazendo com COBOL há alguns anos…
Esse povo fala como se fosse de porta em porta de empresa perguntando “que linguagem você usa?”, deve ter perguntado pro tio da lanchonete que ouviu os estagiários que acabaram de sair da faculdade conversando sobre programação…

“Java is everywhere”

Não vai desaparecer por causa do C#

E o android? é feito em Java

E os milhões de terminais por esse mundo fora com Java? correndo jogos e programas diversos

E o Linux+Mac, não vejo .NET ae não.

Existe um enorme numero de servers em Linux e afins ( arrisco dizer que são muito mais dos que usam MS Windows ) e nesses não existe .NET, temos PHP e Java

O pessoal pode dizer mal do Java para o Desktop, mas ele esta cada vez melhor, acho que a SUN deveria investir mais no Dekstop

E já que a SUN anda ás compras, porque não comprar a TrollTech e tornar o QtJambi standart no JRE para que possa ser usado para criar melhores applicações Desktop, não que eu não goste do Swing, mas o Qt tem uma performance excelente

ah quando o .NET tiver em todas as plataformas em que o Java ta (Mobile, Dektop, web, Linux Mac …), me avisa, é tempo de migrar

Quanto ao PHP, como linguagem é uma porcaria, desculpa mas é. Eu uso PHP todos os dias, eta linguagem confusa
porque numa função trata o objecto requerido no principio e noutras no fim :s alem de ser case-insensitive no seu OOP etc
O PHP é uma linguagem um pouco fraca, como linguagem, devia seguir mais o OOP

My 2 cents

No caso do linux eu discordo com você. Vejo mais .NET no linux que Java. Uso Open Suse com Tomboy e F-Spot, ambos executam com mono. Já aplicações Java aqui tem zero.

[quote=louds][quote=porfirio]
E o Linux+Mac, não vejo .NET ae não.
[/quote]

No caso do linux eu discordo com você. Vejo mais .NET no linux que Java. Uso Open Suse com Tomboy e F-Spot, ambos executam com mono. Já aplicações Java aqui tem zero.[/quote]

Depende, se estiver falando de Desktop eu realmente não sei a proporção. Agora ServerSide, existem muitos projetos que são desenvolvidos em Ruindows, mas ambiente de produção é Linux.

Nos projetos Bea isso é muito comum, vários clientes são assim…

Pessoal sempre dizem que está linguagem ou aquela linguagem está com o seu fim anunciado.
Anunciaram o sepultamento do Cobol milhares de vezes e o velho cobol mainframe está firme e forte, portanto as linguagens nascem e nunca morrem sempre alguem estará a utilizando, pois a partir do momento que algum sistema ou ferramenta foi contruido através dela existirá a necessidade de manutenção.

Abraços.

1- dar manutencao em algo [e um pe no saco.
2- algumas pessoas não discutem o fim da linguagem, mas o que aprender por enquanto;
3- Antes aprender algo que vc use pouco que não aprender nada e coçar o saco. rs

Escrevi sobre esse assunto:
O Java não vai morrer. Pelo menos não nas próximas décadas

[quote=marcelomartins]Escrevi sobre esse assunto:
O Java não vai morrer. Pelo menos não nas próximas décadas[/quote]

Sem querer ser chato mas já sendo, os números de uso do Java em grandes empresas vem de onde?

no problem…

Vem da minha percepção do mercado. Meu pobre bloguezinho não tem compromisso com fatos e nem deve ser levado 100% a sério!

A única intenção é transmitir uma mensagem. E nesse caso a mensagem é:

Java não vai morrer por 3 motivos:

1. Como tem muita gente usando java hoje, e criando sistema em java hoje, é bem improvável que ele irá sumir, ou ficar irrelevante nos próximos anos justamente porque hoje ainda tem gente contratando desenvolvedores em Cobol e Clipper. É uma olhadinho no passado para tentar entender o futuro.

2. Cada vez tem mais anuncio de programadores Java nos jornais, como não conheço ninguém que largou o Java isso quer dizer que tem mais empresas usando Java hoje do que a 5 anos atrás, isso pode significar que em vez de estar diminuindo, o Java está aumentando em número de empresas usuárias. Mais empresas usando, mais prestadoras de serviços irão surgir, que vai gerar mais mão de obra que vai fazer com que mais empresas usem o Java e assim por diante.

3. A Sun está conseguindo fazer o Java evoluir. Talvez mais devagar do que nós gostaríamos mas está evoluindo. Se olhar o Java a 10 anos atrás e olhar hoje claramente muita coisa mudou pra melhor.

Acho que minha postagem passou essa idéia.

Tu concorda?

E sobre PHP, gostaria de dizer o seguinte (hehe… lá vem bomba):

:arrow: Eta linguagenzinha boa para se ganhar dinheiro!

(desculpe a quem pensava que uma linguagem de programação era usada para criar variáveis, fazer laços, clousures e coisas do tipo)

Você fala muito em plataforma, que a plataforma não vai morrer e tal, mas hoje as empesas usam a linguagem Java, os lugares aonde se utiliza o Java como plataforma ainda estão muito longe de serem diversos ou estar em “crescimento” e isso são coisas bem diferentes :slight_smile:

Concordo que a plataforma Java dificilmente vá morrer nos próximos anos, especialmente porque a JVM tem se mostrado uma plataforma razoável como host de novas linguagens, mas poucos dos lugares que você citou estão realmente preocupados ou interessados nesse fato, a linguagem Java cresce hoje por causa da facilidade de se achar mão de obra “qualificada” , já que praticamente toda faculdade “ensina” Java aos seus alunos, é uma questão de facilidade de se encontrar mão de obra. A alguns anos atrás era comum se encontrar mão de obra em Delphi, tanto que você vai encontrar coisas bizzaras, como sistemas de billing de telecom, escritos em Delphi, hoje aqui no Brasil a roda está girando pro lado da linguagem Java e se faz “tudo” em Java.

Isso pode vir a ser uma vantagem pra quem acordar pro mundo e começar a ver Java como plataforma, porque já vai ter um parque de aplicações e ambientes prontos pra usar outras linguagens, mas hoje o que é grande é a linguagem, não a plataforma. Mas isso não nos impede de começar a fazer a galera mudar de pensamento né :slight_smile: