Linguagem Java Ameaçada

[quote=Maurício Linhares]Você fala muito em plataforma, que a plataforma não vai morrer e tal, mas hoje as empesas usam a linguagem Java, os lugares aonde se utiliza o Java como plataforma ainda estão muito longe de serem diversos ou estar em “crescimento” e isso são coisas bem diferentes :slight_smile:

Concordo que a plataforma Java dificilmente vá morrer nos próximos anos, especialmente porque a JVM tem se mostrado uma plataforma razoável como host de novas linguagens, mas poucos dos lugares que você citou estão realmente preocupados ou interessados nesse fato, a linguagem Java cresce hoje por causa da facilidade de se achar mão de obra “qualificada” , já que praticamente toda faculdade “ensina” Java aos seus alunos, é uma questão de facilidade de se encontrar mão de obra. A alguns anos atrás era comum se encontrar mão de obra em Delphi, tanto que você vai encontrar coisas bizzaras, como sistemas de billing de telecom, escritos em Delphi, hoje aqui no Brasil a roda está girando pro lado da linguagem Java e se faz “tudo” em Java.

Isso pode vir a ser uma vantagem pra quem acordar pro mundo e começar a ver Java como plataforma, porque já vai ter um parque de aplicações e ambientes prontos pra usar outras linguagens, mas hoje o que é grande é a linguagem, não a plataforma. Mas isso não nos impede de começar a fazer a galera mudar de pensamento né :)[/quote]
Concordo totalmente.

E pra mim a plataforma é JVM + Linguagem (em 100% dos casos, linguagem Java) + Goodies.

Concordo que a maioria esmagadora, hoje, nem se importa com a plataforma, mas ela está lá! Prontinha para ser usada…

minha opinião…

Vai usar 100% windows ? tem grana e seus clientes tmb ? Então bora pra .net… C#… prq ? seus clientes já estão acostumados com o “usa-reinstala,usa-reinstala” do windows… então isso não vai ser um problema aos olhos do seu cliente…

Vai aparecer qualquer outro sistema operacional na jogada ? Use Java.

Alem do que… 70% das bilbiotecas “maravilhorasas” do .Net são na realidade wrappers para chamadas a dll’s nativas do sistema operacional… e NUNCA… escute… e ouça bem… NUNCA vao ser multi-plataforma… e não prq a “tecnologia não permite” e sim prq a MS não tem interesse…

O que resta aos credulos de que algum dia vão pode fazer algo do gener são projetos como wine… e coisas afim… que tem ANOS de estrada e ainda não conseguiram um grau de amadurecimento suficiente para serem usados em clientes finais.

Olá

[quote=louds][quote=porfirio]

[/quote]
No caso do linux eu discordo com você. Vejo mais .NET no linux que Java. Uso Open Suse com Tomboy e F-Spot, ambos executam com mono. Já aplicações Java aqui tem zero.[/quote]

Louds,
As aplicações que você tem ai são web ou desktop?
No caso do dektop é possivel criar uma aplicação no visual studio e executa-la usando mono sem ter problemas com as janelas já que os window managers são diferentes?

Obrigado

Depois da experiência horripilante que tive com mono, em ASP.NET, pode crer que em desktop a coisa fede mais.

vai morrer assim rapido nao, mais se morrer tmb pulo fora nao sou um xiita do java q vai ficar defendendo ela o resto da vida

[quote=furutani]Olá

[/quote]
No caso do linux eu discordo com você. Vejo mais .NET no linux que Java. Uso Open Suse com Tomboy e F-Spot, ambos executam com mono. Já aplicações Java aqui tem zero.[/quote]

Louds,
As aplicações que você tem ai são web ou desktop?
No caso do dektop é possivel criar uma aplicação no visual studio e executa-la usando mono sem ter problemas com as janelas já que os window managers são diferentes?

Obrigado[/quote]

O mono hoje suporta quase todo o .NET 2.0 e algumas partes do 3.0 e 3.5 - temos C# 3.0 com LINQ num estagio bem avançado, porém. Para winforms boa parte das aplicações funcionam muito bem. No caso do ASP.NET se a aplicação não usar web parts ela muito provavelmente funcionará com mono. Existem vários casos de deployment com sucesso de aplicações tanto desktop como web.

Para desktop, porém, muito melhor usar gtk# e os bindings para a infraestrutura do gnome e produzir uma experiência muito mais integrada que apenas com winforms.

Pra esquentar uma discussão sem graça e repetitiva: :smiley:

Vejo o pessoal do Java dividido em duas frentes:

1. a linguagem Java vai morrer, vai virar Delphi, C, Cobol ou qualquer linguagem que o defensor dessa linha de pensamento considera “cachorro morto”, o que sobrará é a plataforma Java.

2. tudo isso é uma bobagem, Java está firme e forte, e tudo o que os oponentes dizem ser vantagens em outras plataformas ou linguagens estará futuramente no Java numa próxima versão.

Não acredito nem em uma, nem em outra. A minha teoria é que a plataforma Java como a conhecemos irá desaparecer e a linguagem Java irá se reinventar em novos tipos de aplicações, baseado nas seguintes evidências:

:arrow: A criação do Google Android e do GWT, que não precisam usar nem o J2ME, nem o Java EE, apenas a linguagem Java. A plataforma está fora do especificado pelo JCP.

:arrow: O hype do SOA nas grandes empresas: EJB não é tão “SOA-compliant”, nem as várias coisas que compõe um Application Server tradicional. Seria possível ter um ambiente SOA apenas com: Tomcat para servidor web, Mule para o ESB e Apache Axis para o web service. Nada que faça parte do Java EE tradicional.

:arrow: O onipresença do Ruby e do Python, que fará com que um Glassfish pudesse competir com o IIS ou com o Mongrel para ver qual é o que roda melhor a aplicação da empresa. A amarração entre linguagem e plataforma vai desaparecer, e isso pode ser o calcanhar de aquiles para a plataforma Java se este tiver um desempenho inferior.

Por isso, às vezes acho que essa idéia de predomínio da plataforma Java não seja tão certo assim.

Onde eu trabalho uso o VB 5/6 (isso mesmo VB5), .Net e Java. Adoro as três e estou muito feliz.

té mais…

[quote=celsomarcos]Onde eu trabalho uso o VB 5/6 (isso mesmo VB5), .Net e Java. Adoro as três e estou muito feliz.

té mais…[/quote]

VB6 Rulez ! Fazer multithreading nele sem o COM+ é o bixo…

.Net ? Sorry, não sei o que é isto ainda…

E o Linux+Mac, não vejo .NET ae não.
[/quote]

No caso do linux eu discordo com você. Vejo mais .NET no linux que Java…[/quote]

disculpa q eu não to mto por dentro do mercado mais… tem tanto server linux com mono rodando na net assim?