Linguagens de programação

Galera, trabalho com java e tirei algumas certificações, porém gostaria de conhecer alguma outra linguagem. Qual vocês me indicariam? Pensei em C, C++, Python ou Ruby, entretanto não sei nada sobre elas, nem por qual começar. Existem outras que valem a pena estudar?

Valeu

Tudo depende do seu objetivo.

Você quer aprender uma linguagem visando utilizá-la para que?

Aprenda Ruby e depois o framework Rails.

C# é bem legal também.

Depende muito, mas se for apenas para aprender, como você já sabe algo inovador você poderia ser um pouco roots para mudar seu jeito de pensar, indico clipper ou cobol.

Acho legal aprender algo que vai forçar a sua cabeça a pensar de formas completamente diferentes.

Sugestão: Clojure

Se eu começasse com uma nova linguagem HOJE, eu iria de Python.

[quote=marcio_gs]Tudo depende do seu objetivo.

Você quer aprender uma linguagem visando utilizá-la para que?[/quote]
Também tenho essa dúvida…alguém poderia destacar em qual campo cada linguagem se destaca?
Principalmente Ruby e python que vejo que recebem bastante atenção

Ruby, com seus frameworks, para a web. Fácil de aprender, intuitiva, lógica, simples e poderosa.
Quanto a python, nada sei te dizer. Aqui http://www.python.org/ você pode ver melhor.

Se não fosse java eu ia pra o PHP

indico Objective-C

[quote=marcio_gs]Tudo depende do seu objetivo.

Você quer aprender uma linguagem visando utilizá-la para que?[/quote]
Concordo, é por aí que você deve começar!

Por exemplo:
Se quer melhorar o currículo visando o mercado atual, .NET seria interessante
Se quer apostar em alguma tendência para o mercado no futuro, aprenda algo sobre mobile (Android ou Objective-C)
Se quer dar uma reviravolta no seu jeito de pensar procure uma linguagem funcional.
Se quer uma linguagem que te deixe mais “próximo da máquina”, aprendendo mais sobre fundamentos de programação, tente C.
Para fazer aplicações mais parrudas, como jogos, aprenda C++
Se quiser ter assunto para conversar com o vovô, poderia aprender Cobol.
Se o objetivo é se tornar um cara descolado, cool e sexy, aprenda Ruby.

E assim por diante! :smiley:

Cara indico android já que vc tem um bom conhecimento em java.

Groovy, Ruby e Python ;D

Se vc ja sabe java nao vejo sentido em estudar C#, a nao ser que voce tenha que implementar um projeto usando essa linguagem é claro. A minha dica é estudar uma linguagem que mude a forma como voce pensa sobre programação.

Depois que eu comecei a estudar ruby descobri formas de resolver problemas que antes, quando eu só conhecia java, eu nem imaginava que eram possiveis. Minha dica é essa: estude ruby, tente entender como funciona metaprogramação e depois, se vc gostar, pode partir para o rails.