Linguagens de programação

9 respostas
zirocool

Eis uma pergunta que eu tenho à comunidade em geral, como está o mercado para linguagens como C++, Delphi??
O pessoal ainda tem usado muito, ou a grande maioria partiu basicamente para as plataformas .NET e Java??

Hoje em dia se discute muito .NET, Java, o pesoal tem usado bastante.
Mas em termos de treinamento, há muitas pessoas treinando .NET e Java, obviamente, outras linguagens como o C++ estão caindo em desuso…

Mas aih eu pergunto, se todo mundo começar a estudar .NET e Java, não irá ficar saturado esse mercado no Brasil? Ou melhor, o mercado já não está ficando saturado??
Eu to perguntando pq eu to por fora nisso…

9 Respostas

Thiago_Senna

Quando java e .net já tiver saturado, com certeza elas já terão caido em desuso (ou des uso???)…!!!

Bom… a minha opinião é a seguinte!

Escolha uma destas duas linguagens para estudar e atuar com ela profissionalmente. Mas não deixe de estudar outras linguagens, como c++, c, tcl/tk, perl, Ruby, phyton e etc…

Vc não precisa aprender essas liguagens todas de uma vez, mas aprenda uma delas por ano se possível, afinal, não custa nada, e você só tem a ganhar com isso! :wink:

ranophoenix

O mercado pode até ficar saturado de profissionais que saibam Java ou .Net, porém sempre existirá mercado para profissionais que tenham o foco na solução e não em uma linguagem ou outra.

Fabricio_Cozer_Marti

Acho isso normal, a demanda existe (necessidade cliente) por isso surgem pessoas pra atuar, o que vejo é muita gente dizendo que sabe java pra entrar no mercado e na verdade nao consegue escrever uma linha de codigo.

Como o ranophoenix disse, pessoas que realmente pensam em solucoes ideais faltam hoje em dia. E pessoas que escrevem um bom codigo java tb eh dificil vc de achar.

Grinvon

O mercado é muito amplo, e dará muitas possibilidades, acredito eu que as oportunidades para Java ainda são melhores. Pois dotNET está crescendo, mas a demanda por Java e profissionais Java ainda é maior.

Mesmo assim acredito que valha apena investir nas duas ou em uma ou outra. Aí dependerá da pessoa. E ainda não está saturado, tenha certeza disso.

_fs

Ah está começando a saturar sim. Já tem uma galerinhas que aprende male-male jsp e sai falando que programa em Java.

T

Bom, se você procurar em algum site de empregos vai ver que pedem muito ABAP e outras linguagens relacionadas com esses pacotões grandes como o SAP.

Thiago_Senna

Bom, como diz muitos rodapés por ai. Escrever código que máquinas entendem qualquer um escreve!

O que importa mesmo é fazer a diferença, ter o algo mais que tantos procuram! E esse diferencial não se consegue só pq vc domina java muito bém e tem uma gigante experiência em J2EE!

O diferencial de um profissional vai desde seu conhecimento tecnologico ao seu conhecimento e atitudes em seu dia a dia. Quando lá em cima eu coloquei sobre várias linguagens, eu não quero dizer que o cara tem que aprender aqui tudo.

O que eu acho é que por ano, normalmente um cara q se pretende estar atualizado irá ler em média mais de 9 livros por ano. Entre estes livros não precisa estar somente Java e assuntos correlatos,. Entre estes livros pode estar livros sobre uma outra Linguagem que você nunca trabalhou e não conhece! Pode ser um livro sobre equipes, liderança e etc!

Em um livro que to lendo, isso é altamente indicado! Graças a minha esperiência em java, se eu hoje precisa-se programar algo em Delphi, com certeza eu programaria colocando boas práticas que aprendi em java!

O mesmo aconteceria hoje com aqueles que aprenderam ou fuçaram no Ruby on Rails. Quem passar por uma experiência como este, com certeza vai querer ver algo parecido em java!

Mauricio_Linhares

Mas eu acho que encontrar esse tipo de gente usando Delphi e o Visual Studio é bem mais fácil. Java é beeeeeeeeem mais chatinho pra aprender :lol:

Mas sem onda, se for pra investir em alguma outra coisa hoje (fora Java, claro), é C#, Ruby e Python. São todas linguagens que já tem estrada e apoio da comunidade.

E só um toque pra quem vai mexer com .Net, esqueçam as “milhares de linguagens”, a única linguagem que é compatível com tudo da plataforma é o C# :mrgreen:

jack_ganzha

Acho que o espirito de qualquer pessoa que trabalhe com tecnologia deve ser como o Joel Spolsky descreveu nesse artigo: The Guerrilla Guide to Interviewing.

Assim, não tem muito dessa historia de eu sei bem Java e pronto. É mais como eu sei bem Java e posso aprender novas linguagens/tecnologias tambem.

valeuz…

Criado 6 de agosto de 2005
Ultima resposta 8 de ago. de 2005
Respostas 9
Participantes 9