Pessoal,
Gostaria de saber qual a vantagem de usar uma linguagem de scritp junto com Java?
Por exemplo, ql a vantagem de ter um programa em java com Groovy|JRuby|Jython…? Ou seria melhor ter apenas programas Java | Groovy | JRuby | Jython sem misturar as duas coisas?
Você pode por exemplo querer executar código gerado dinâmicamente, como por exemplo uma expressão matemática.
Ou então, pode querer implementar algum tipo de motor de regras rudimentar, no qual cada regra consistiria em algum código (escrito na linguagem de script de sua escolha) carregado dinâmicamente vindo de uma fonte externa (como um banco de dados por exemplo).
Ou então, você talvez queira fornecer aos usuários do seu sistema a possibilidade de escrever scripts baseados nas suas classes de entidade.
É um recurso intererssante. Dependendo da situação, pode valer muito à pena incorporá-lo na sua aplicação.
G
Giuliano_Mega
Só para complementar as razões que o kicolobo já deu, alguns contêineres de injeção de dependências (exemplo, NanoContainer) permitem que se usem linguagens de script como Groovy para definir a própria montagem dos componentes do sistema.
Eu acho isso bem bacana, por vezes fica muito mais claro, natural e expressivo que XML. Aliás, eu não sei de onde veio esse consenso psicótico na indústria de que XML é bom prá tudo.