Linguagens funcionais, valem a pena?

6 respostas
Carlitu

Ola,

Quero de saber se vale a pena aprender uma linguagem funcional, (estou estudando fortress)
quais as perspectivas de futuro? uso?

Gostaraia da opinião de vocês

6 Respostas

T

A curto prazo recomendaria aprender Erlang, mesmo que seja para trabalhar com telecomunicações (sigh).

Eu acho que é importante aprender o paradigma funcional (além do paradigma OO) para poder resolver problemas que o OO não consegue resolver de forma clara ou simples.

Carlitu

Eu particularmente gosto do paradigma,
tenho uma pouca noção de LISP e Fortran

Gostaria também de saber um pouco sobre o mercado de trabalho deste paradigma, sei que LISP é usado com o AutoCAD e já recebi proposta para trabalhar com scripts no AutoCAD

bsmachado

No site www.apinfo.com tem sempre umas oportunidades para quem mexe com Fortram…
:-o

M

"

pcalcado

Carlitu:

Gostaria também de saber um pouco sobre o mercado de trabalho deste paradigma, sei que LISP é usado com o AutoCAD e já recebi proposta para trabalhar com scripts no AutoCAD

LISP é uma família de linguagens, das quais as únicas funcionais que eu conheço são Scheme e Clojure. Common Lisp, por exemplo, não é funcional. FORTRAN é procedural, não funcional.

Existem diversas aplicações práticas rodando hoje com programação funcional e a tendência é aumentar. O instant messenger do Facebook é feito em Erlang. O Delicious usa Erlang também. O GitHub usa Erlang. O Twitter já usou Erlang (Ejabberd) e continua usando Scala. A Microsoft -além de colocar características funcionais em C#- está fazendo de F# uma linguagem mainstream no Visual Studio…

O que falta é um motivo para não aprender uma linguagem funcional…

le-silva

Em mais de 10 anos de programação, eu nunca tinha dado muita atenção para programação funcional, mas esse ano acabei resolvendo dar uma olhada e tal.

Sinceramente? Me arrependi de não ter feito isso antes!

Isso tem me ajudado a ver e a resolver as coisas de uma outra forma (até mesmo quando não estou programando em uma linguagem funcional).

Com certeza, programação funcional vale a pena!

(Atualizei o link acima que estava quebrado.)

Criado 29 de outubro de 2008
Ultima resposta 18 de nov. de 2008
Respostas 6
Participantes 6