Ola,
Quero de saber se vale a pena aprender uma linguagem funcional, (estou estudando fortress)
quais as perspectivas de futuro? uso?
Gostaraia da opinião de vocês
Ola,
Quero de saber se vale a pena aprender uma linguagem funcional, (estou estudando fortress)
quais as perspectivas de futuro? uso?
Gostaraia da opinião de vocês
A curto prazo recomendaria aprender Erlang, mesmo que seja para trabalhar com telecomunicações (sigh).
Eu acho que é importante aprender o paradigma funcional (além do paradigma OO) para poder resolver problemas que o OO não consegue resolver de forma clara ou simples.
Eu particularmente gosto do paradigma,
tenho uma pouca noção de LISP e Fortran
Gostaria também de saber um pouco sobre o mercado de trabalho deste paradigma, sei que LISP é usado com o AutoCAD e já recebi proposta para trabalhar com scripts no AutoCAD
tenho uma pouca noção de LISP e Fortran
No site www.apinfo.com tem sempre umas oportunidades para quem mexe com Fortram…
:-o
"
tenho uma pouca noção de LISP e FortranGostaria também de saber um pouco sobre o mercado de trabalho deste paradigma, sei que LISP é usado com o AutoCAD e já recebi proposta para trabalhar com scripts no AutoCAD
LISP é uma família de linguagens, das quais as únicas funcionais que eu conheço são Scheme e Clojure. Common Lisp, por exemplo, não é funcional. FORTRAN é procedural, não funcional.
Existem diversas aplicações práticas rodando hoje com programação funcional e a tendência é aumentar. O instant messenger do Facebook é feito em Erlang. O Delicious usa Erlang também. O GitHub usa Erlang. O Twitter já usou Erlang (Ejabberd) e continua usando Scala. A Microsoft -além de colocar características funcionais em C#- está fazendo de F# uma linguagem mainstream no Visual Studio…
O que falta é um motivo para não aprender uma linguagem funcional…
Em mais de 10 anos de programação, eu nunca tinha dado muita atenção para programação funcional, mas esse ano acabei resolvendo dar uma olhada e tal.
Sinceramente? Me arrependi de não ter feito isso antes!
Isso tem me ajudado a ver e a resolver as coisas de uma outra forma (até mesmo quando não estou programando em uma linguagem funcional).
Com certeza, programação funcional vale a pena!
(Atualizei o link acima que estava quebrado.)